Petróleo opera em baixa por preocupação com excedente

O Iraque informou que seus embarques de petróleo dos campos do sul tiveram média de 3,364 milhões de barris por dia em abril, acima dos 3,286 milhões em março

Londres – O petróleo operava em baixa nesta terça-feira, com crescimento da produção do Oriente Médio e do Mar do Norte renovando preocupações sobre um excesso de oferta global, enquanto dados econômicos apontam perspectivas negativas para a demanda.

O petróleo Brent recuava 0,25 dólar, ou 0,55%, a 45,58 dólares por barril, às 9:21 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 0,38 dólar, ou 0,85%, a 44,4 dólares por barril.

O Iraque informou que seus embarques de petróleo dos campos do sul tiveram média de 3,364 milhões de barris por dia (bpd) em abril, acima dos 3,286 milhões em março.

Já o maior exportador, a Arábia Saudita, produziu 10,15 milhões bpd em abril, mas fontes disseram que em breve poderá voltar a um nível quase recorde de 10,5 milhões de bpd.

O Irã também está elevando a produção após a retirada de sanções em janeiro e aumentou as exportações para quase 2 milhões bpd, ante pouco mais de 1 milhão de bpd no início do ano.