Menos inflação; Vale dispara…

5 dias, 4 altas

O Ibovespa fechou a sexta-feira com alta de 0,42%, aos 64.108 pontos. Na semana a alta já é de 4,68%. O pregão foi impulsionado por forte alta nas ações da mineradora Vale e das siderúrgicas (veja abaixo). A maior queda do dia foi da locadora de veículos Localiza, 4,23% — os analistas acreditam que a companhia esteja prejudicando os lucros em prol da expansão, segundo dados do terceiro trimestre apresentados na quinta-feira. O dólar fechou o dia em alta de 0,69%, cotado a 3,16 reais, acompanhando o fortalecimento do mercado exterior. Apesar disso, na semana a moeda teve queda acumulada de 1,37%.

__

Vale voa

As ações da mineradora Vale e das siderúrgicas dispararam no último pregão da semana, impulsionadas pelo aumento de 0,82% do preço do minério de ferro e pelo relatório de produção trimestral da Vale, que contabilizou alta de 1,5% na extração de minério de ferro em relação ao mesmo período do ano passado. A produção foi 6,1% maior do que no segundo trimestre. As ações ordinárias da mineradora fecharam o dia em alta de 4,24% e as preferenciais subiram 4,02%. O fundo de pensão Bradespar, que é controlador da Vale, também teve alta de 4,05%. As mais valorizadas do dia, também no mercado de commodities, foram da siderúrgica Usiminas, 6,45%, e da metalúrgica Gerdau, 6,75%.

__

Inflação freando

O principal medidor de inflação do país, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, teve alta de 0,19% no resultado preliminar (IPCA-15) de outubro. Em setembro, o indicador havia tido alta de 0,23%. O resultado deste mês é o mais baixo para o período desde 2009. No acumulado de 2016, o índice tem alta de 6,11% e nos últimos 12 meses chega a 8,27%, meio ponto percentual abaixo dos 8,78% de setembro. A queda de preços no grupo de alimentos, que teve uma deflação de 0,25% foi a principal para ajudar a frear o IPCA-15.

__

Sem sinal de melhora

A fabricante de automóveis Mercedes-Benz disse que espera vendas mais fracas no mercado brasileiro este ano. O comunicado veio após a empresa apresentar vendas de 3.500 ônibus e caminhões no mercado brasileiro no terceiro trimestre, uma queda de 18,6% em relação ao mesmo período do ano passado. “Ainda não há nenhum sinal à vista de retomada no mercado brasileiro. Projetamos nova contração de mercado, na magnitude de 25%”, informou a empresa em nota. Em agosto a empresa já havia anunciado que daria 100.000 reais a quem aderisse seu programa de demissão voluntária.

__

Com corte, gasolina sobe?

Uma semana depois da Petrobras cortar o preço do combustível em 3,2% nas refinarias, o preço da gasolina comum subiu em 11 estados e no Distrito Federal. O valor caiu em outros 14 estados e permaneceu o mesmo no Pará. O levantamento é da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. A gasolina mais cara do país está no Acre, onde caiu para 4,12 reais por litro, e a mais barata está em São Paulo, onde subiu para 3,47 reais o litro. Segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar, a redução do preço não depende somente do custo na refinaria, mas também de fatores como a margem da distribuidora e a margem da revenda, por exemplo.