Mau humor do mercado com a eleição guiou a Bolsa na semana

Ibovespa acumulou perdas de 4,67% no período

São Paulo – O Ibovespa acumulou perdas de 4,8% nesta semana, com o mercado acompanhando a divulgação de pesquisas de voto para presidente.

O último levantamento divulgado nesta sexta-feira pelo Sensus apontou que a presidente Dilma Rousseff tem 37,3% das intenções de voto no primeiro turno, enquanto Marina Silva tem 22,5% e Aécio Neves, 20,6%. 

Em simulação de segundo turno, Dilma tem 44% e Marina 37,6%. Quando o confronto é entre Dilma e Aécio, a petista também vence: 45,8% a 36,9%.

Esta semana, o dólar oscilou bastante e chegou a superar 2,50 reais pela primeira vez desde o final de 2008. A divisa acumulou valorização de 2,44%. No ano, a alta é de 4,97%.

Blindadas

Com a alta do dólar, algumas empresas como Fibria, Suzano e Embraer foram beneficiadas e sofreram menos com o mau humor eleitoral. Na semana, os papéis ordinários da Fibria fecharam em queda de 0,2%. A ação preferencial da Suzano avançou 0,10% e a Embraer fechou o período em alta de 0,8%.

Usiminas no radar

Os papéis ordinários da Usiminas registraram ganhos de 7,7% nesta semana. A alta se deve ao anúncio feito pela Ternium, uma das acionistas controladoras da Usiminas. A companhia argentina firmou acordo com a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, para a compra de 51,4 milhões de ações ordinárias da Usiminas, o correspondente a cerca de 10% das ações com direito a voto da usina mineira.

A Ternium irá desembolsar 616,7 milhões de reais pela aquisição das ações. O preço por ação foi de 12 reais, representando, assim, um prêmio de aproximadamente 80% sobre o preço médio das ações ordinárias da Usiminas nos últimos seis meses.

Nasce uma gigante

O conselho de adminstração da Restoque, dona de marcas como Le Lis Blanc e Bo.Bô, anunciou que incorporação de 100% das ações da Dudalina. 

No âmbito da operação, atuais acionistas da Dudalina receberão ações da Restoque e deterão, após a emissão, 50% do capital da Restoque. O Conselho de Administração da Restoque estimou o valor global de emissão das ações da companhia decorrentes da incorporação em cerca de 1,75 bilhão de reais. Na semana, os papéis da Le Lis Blanc registraram ganhos de 11%.

Varejistas

A Alpargatas exerceu opção de compra de uma fatia adicional de 30 % na grife Osklen por 159,1 milhões de reais, passando a assumir o controle da marca. O valor será quitado na data de fechamento da operação, que ainda está sujeita a certas condições, afirmou a Alpargatas, que também controla marcas como Havaianas, Rainha e Topper. Na semana, a ação preferencial da Alpargatas fechou em queda de 0,5%