Mark Zuckerberg vende 41 milhões de ações do Facebook

A operação servirá para Zuckerberg conseguir liquidez e pagar os impostos derivados da aquisição de 60 milhões de participações classe B no Facebook

Los Angeles – O co-fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, venderá mais de 41 milhões de ações da companhia, anunciou nesta quinta-feira a empresa, e também 27 milhões de seus ativos.

As participações que sairão ao mercado são de classe A, que se colocaram ao alcance de qualquer investidor da bolsa quando o Facebook estreou no mercado Nasdaq em 2012 e dão ao possuidor um voto para cada título nas decisões da companhia.

A operação servirá para Zuckerberg, uma das pessoas mais ricas do mundo segundo a revista “Forbes”, conseguir liquidez e pagar os impostos derivados da aquisição de 60 milhões de participações classe B no Facebook.

As ações de classe B dão ao proprietário 10 votos por cada título em seu poder.

Além disso, Zuckerberg doará 18 milhões de ativos à organização beneficente Silicon Valley Community Foundation.

Segundo cálculos do blog especializado “AllThingsD”, o dono do Facebook embolsará US$ 33 milhões sem variar substancialmente seu poder sobre a companhia, e doará em torno de US$ 1 bilhão.

As ações à venda de classe A do Facebook figurarão a partir do fechamento de Wall Street amanhã, sexta-feira 20 de dezembro no seletivo índice S&P 500 de Standard & Poor”s.

No total serão colocadas à venda 70 milhões de ações do Facebook, entre as quais se incluem 1,6 milhão de títulos que o criador do Netscape, Marc Andreessen, possui.

Facebook cotou hoje ligeiramente em baixa após o anúncio da operação.