Marfrig dispara após venda bilionária para dona da Friboi

A companhia fechou contrato com a JBS, dona da Friboi e maior produtora de carnes do mundo

São Paulo – As ações ordinárias da Marfrig lideravam a alta do Ibovespa nesta segunda-feira. Os papéis registravam ganhos de mais de 11%.

O mercado repercute a notícia de que a companhia fechou contrato com a JBS, maior produtora de carnes do mundo, para a venda da Moy Park, unidade de frango e alimentos processados na Europa, por aproximadamente 1,5 bilhão de dólares. O anúncio foi feito no domingo.

Segundo fato relevante, o valor da operação é composto pelo pagamento à vista de 1,19 bilhão de dólares à Marfrig. Pelo acordo, a JBS assumirá dívida líquida da Moy Park de 200 milhões de libras. A transação está sujeita à aprovação por órgãos de defesa da competição da União Europeia.

De acordo com o comunicado, o fechamento da operação está previsto para ocorrer entre o terceiro e o quarto trimestre deste ano.

Segundo a Marfrig, a operação permite à empresa focar em áreas prioritárias como a exportação de carne bovina a partir do Brasil para a Ásia e para os Estados Unidos, cuja abertura é esperada para breve.

O negócio segue a estratégia da JBS de crescer em alimentos processados. Além disso, dará à empresa uma maior atuação na Europa.

A Moy Park é uma das principais empresas de alimentos prontos da Europa, com unidades de processamento de aves na Inglaterra e na Irlanda do Norte. Também possui plantas na França e Holanda.

No ano, as ações da Marfrig acumulam perdas de 11%.