Manobra para salvar Temer e tudo para ler antes de a bolsa abrir

De acordo com a Folha de S.Paulo, o governo vai liberar dezenas de cargos para deputados do centrão para conter ameaças às vésperas da votação da denúncia

São Paulo – Leia as principais notícias desta quinta-feira (19) para começar o dia bem informado:

As quentes do dia

Governo promete cargos ao centrão antes da decisão sobre denúncia. De acordo com o jornal Folha de S.PauloTemer vai liberar dezenas de cargos para deputados de partidos como PP, PR, PTB e PRB para conter ameaças de rebelião às vésperas da votação da segunda denúncia contra o presidente no plenário na Câmara.

Acórdão do TCU sobre segundo aporte na JBS piora cenário para o BNDES. Segundo o jornal Valor Econômico, o conteúdo do acórdão sobre o segundo aporte de capital feito pela BNDESPar na JBS, aprovado ontem pelos ministros do órgão fiscalizador, agrava a situação de executivos e ex-executivos da empresa de participações do banco de fomento na investigação que é feita do caso.

Fui vítima de armação de ‘empresários inescrupulosos’, diz Aécio. Informações do jornal O Estado de S.Paulo revelam que ao retomar o mandato, senador do PSDB fez críticas aos irmãos Wesley e Joesley Batista e a ‘homens de Estado’.

Governo estuda reduzir influência política na Caixa. Reportagem do jornal Folha de S.Paulo aponta que a decisão pode ser tomada para deixar o banco menos exposto a interferências políticas e mais independente de recursos do Tesouro.

Odebrecht age contra vazamento de delações. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, em ação que pode atingir equipe de Rodrigo Janot, empreiteira tenta acordo com outros países e pede ao STF medidas contra divulgação de dados sigilosos.

Arrecadação cresce dois meses seguidos e governo planeja elevar gasto. Receita foi turbinada por programa de parcelamento de débitos e tributos como IPI e Cofins, que refletem melhora da atividade econômica; com mais dinheiro em caixa, equipe econômica quer pagar despesas que haviam sido postergadas para 2018.

“Não tem mais plano B”, diz senador do PT sobre candidatura de Lula. De acordo com uma colunista da Folha de S.Paulo, dirigentes do PT avaliam que a participação do ex-presidente em ao menos uma etapa da campanha de 2018, ainda que ele venha a ser impugnado na reta final, é fundamental para ajudar o partido a eleger bancada mínima de senadores e deputados.

Doria ignora secretário, estudos e regras em anúncio de farinata a alunos. Além de se antecipar a estudos sobre uma real necessidade do produto para as crianças, segundo o jornal Folha de S.Paulo, o anúncio pegou de surpresa a própria Secretaria de Educação, que não foi consultada sobre a decisão.

Política e mundo

CCJ da Câmara aprova parecer e rejeita denúncia contra Temer. Por 39 votos a 26, o parecer do relator Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomenda a suspensão da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) foi aprovado.

Tucanos deixam para Aécio decisão sobre renúncia de comando. O presidente interino do partido, Tasso Jereissati, que mais cedo defendeu a renúncia de Aécio da presidência do PSDB, disse que o colega fará uma “avaliação pessoal e política” sobre sua situação.

Um novo, e complicado, capítulo na Catalunha. Nesta quinta-feira venceu o prazo para que o líder regional catalão Carles Puigdemont voltasse atrás em sua declaração de independência, o que não aconteceu.

Xi promete nova era para China em congresso do partido comunista. Presidente também advertiu o vizinho Taiwan sobre o desejo de uma separação definitiva da China e não deu sinais de liberalização do regime.

Enquanto você desligou…

Estreia da Amazon no setor eletroeletrônico alegra concorrentes. A B2W subiu 7,9% nesta quarta-feira (18); a Via Varejo, 7,96%; o Magazine Luiza, 9,48%; e o Mercado Livre, 3,25% na Nasdaq.

Qudian levanta cerca de US$ 900 mi em IPO recorde nos EUA. Financiada pela Ant Financial, do Alibaba Group, o provedor chinês registrou o maior IPO de uma fintech chinesa nos EUA.

Bolha do Bitcoin traz alto risco ao investidor. É possível que você seja mais um dos eufóricos com os bitcoins no Brasil, embalado pela valorização de nada menos que 398% da moeda digital no ano.