Lojas Renner é destaque de alta na bolsa; Ibovespa opera sem tendência

Fraco desempenho da economia europeia é uma das principais referências do dia

São Paulo – O Ibovespa reforça nesta terça-feira a teoria de um mercado volátil no curto prazo. Após abrir em queda e chegar a desvalorizar 1,6%, o principal índice da bolsa avançava no terreno positivo no inicio desta tarde, com alta de 1,3%, aos 55.731 pontos.

Já a bolsas de Nova York reabrem em queda após o feriado do Dia do Trabalho, com a NYSE ativando a chamada “regra 48” para tentar suavizar a abertura dos negócios, pela segunda vez na semana.

Dentre as principais referências do dia, está o desempenho da economia do velho continente. A economia da União Europeia (UE) e da zona do euro cresceu no segundo trimestre apenas 0,2% em relação aos três primeiros meses deste ano, segundo dados da agência europeia de estatística, a Eurostat, o que confirma as primeiras estimativas que já apontavam a um arrefecimento da atividade econômica.

Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) da UE aumentou 0,8% entre janeiro e março de 2011, no segundo trimestre o crescimento se reduziu a 0,2%, conforme a Eurostat. Esta queda se deve à redução do consumo das famílias e à forte freada no avanço dos maiores países da UE, principalmente a Alemanha, que cresceu somente 0,1% na comparação com o trimestre anterior, e a França, cuja economia estagnou.

Por países, a Alemanha cresceu somente 0,1% no comparativo com o primeiro trimestre de 2011, França registrou estagnação, o que contrasta com as evoluções de 1,3% e de 0,9%, respectivamente, registradas entre janeiro e março e consideradas indicativos de otimismo sobre a recuperação econômica na Europa.

/libc/player/liquid3.swf

Lojas Renner

As ações ordinárias da Lojas Renner (LREN3) estavam entre os destaques de valorização do Ibovespa. Na máxima do dia, os papéis da maior varejista de roupas de capital aberto do Brasil chegavam a ganhar 3,9%, negociados a 59,45 reais.

A empresa teve sua recomendação elevada de desempenho em linha com a média de mercado (market perform) para acima da média de mercado (outperform) pela Bradesco Corretora, que citou a “perspectiva de crescimento favorável” para a empresa.

A estimativa para o preço por ação da Lojas Renner este ano foi elevada de R$ 64,40 para R$ 81 pelos analistas, incluindo Ricardo Boiati, segundo relatório obtido pela Bloomberg.


Petrobras

A Petrobras aumentou suas exportações de petróleo para a Ásia para 38% do total do país neste ano, aumentando sua participação em economias com mercados de energia em rápida expansão.

As exportações devem aumentar ante os 34% de 2010, disse Guilherme Franca, administrador global de petróleo da empresa, à Reuters durante evento.

As ações preferenciais da estatal operavam com leve alta de 0,05%, após abrirem o pregão com queda de 1,7%. Em 2011, os papéis da Petrobras registram perdas de 24,5%.

MPX

As ações da MPX (MPXE3) subiam 0,8% na máxima do dia, após também terem aberto os negócios no vermelho. No ano, os papéis oferecem uma valorização de 41%.

A companhia de energia controlada por Eike Batista concluiu a compra dos projetos UTE MC2 Joao Neiva e UTE MC2 Joinville – que eram da Bertin Energia. Com essa aquisição e a capacidade contratada no leilão de energia A-3, o Complexo Termelétrico MPX Parnaíba passa a ter 1.175 megawatts contratados.

A MPX havia anunciado a compra em junho. Em julho, o Ministério da Fazenda informou que o negócio não tinha problemas concorrenciais e que recomendaria ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a aprovação da operação sem restrições. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a operação em agosto.