Itaú é único brasileiro em lista para investir por 10 anos

Lista do Deutsche Bank apontou os melhores dez papéis para investir por dez anos

São Paulo – As ações do Itaú Unibanco são as únicas de uma companhia brasileira na lista feita por analistas do Deutsche Bank com dez papéis para investir por dez anos.

Segundo o Deutsche, o banco brasileiro está dominando a América Latina , com bom crescimento e lucratividade saudável.

O estudo do Deutsche, assinado pelo analista Pascal Moura, tem o objetivo de “identificar uma lista de dez ações interessantes que acreditamos poder criar valor para os investidores pelos próximos dez anos”.

O relatório foi elaborado por 30 analistas localizados em dez cidades de países emergentes.

A baixa presença de papéis de empresas brasileiras na lista deve-se a fatores de conjuntura, segundo o relatório.

Enquanto alguns países, como Chile, Colômbia e Peru, passarão por um ciclo de “expansão relativamente saudável” nos próximos anos, outros, como Brasil, Rússia e África do Sul, precisarão fomentar o crescimento da produtividade e a diversificação para que suas economias continuem crescendo.

Contudo, o relatório afirma que o Brasil é um dos países que “ainda não deu sinais do senso de urgência em responder a essa nova realidade, e seu desempenho econômico atual é prova disso”.

Itaú Unibanco

Em sua análise, o Deutsche comenta o porte do Itaú, maior banco privado do Brasil, com valor de mercado de US$ 82 bilhões. “O banco construiu uma presença sólida na América Latina, incluindo Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Paraguai e Uruguai”, diz o relatório.

Uma sólida estrutura de negócios, tradição no mercado brasileiro, alta competitividade, diversificação de áreas de atuação, crescimento elevado e lucratividade saudável são alguns dos pontos fortes do Itaú, segundo o Deutsche.

Além disso, os analistas veem as ações do banco negociando abaixo de seu valor justo, com múltiplos abaixo da média histórica. Esses fatores somados explicam a longevidade da recomendação de compra para as ações do Itaú.

No pregão de hoje, as ações preferenciais (PN, sem direito a voto) do Itaú operavam praticamente estáveis por volta das 16h15, subindo 0,03%, para R$ 33,46. No mesmo horário, o Índice Bovespa tinha leve alta de 0,20%, chegando a 55.828 pontos.