IPO da BR Distribuidora pode acontecer ainda em 2017

"Minha ambição pessoal é este ano, mas o conselho ainda não deliberou sobre prazo", disse o presidente do conselho da Petrobras

São Paulo – O presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Nelson Carvalho, disse que seu desejo é que a abertura de capital de sua controlada BR Distribuidora ocorra ainda neste ano, mas que essa deliberação depende ainda de aval do Conselho.

Já Pedro Parente, presidente da estatal, disse que a ida da companhia para o Nível 2 da B3 é desejado para ocorrer o mais rápido possível, mas que o assunto também depende de avais governamentais.

Processo decisório

Segundo Parente, o processo decisório hoje na Petrobras é completamente diferente daquele que existia na gestão de Aldemir Bendini, ex-presidente da estatal e preso recentemente no âmbito da Operação Lava Jato. “Hoje qualquer decisão passa por cinco comitês”, disse.

Nesta quarta-feira, 9, ao lado do Banco do Brasil, a Petrobras estreou no programa de aprimoramento de governança das companhias estatais da B3.

Apesar disso, Parente disse que a companhia instalou na empresa um processo de averiguação em andamento para ajudar a detectar se houve mais algum tipo de desvio em relação a esse tema.