Investidores já podem reservar ações da Hypermarcas

Pelas estimativas dos coordenadores da oferta, papéis devem ter preço inicial entre R$ 20,50 e R$ 24,50

A partir desta sexta-feira (4/4), os investidores podem solicitar às corretoras reserva das ações da Hypermarcas, que estréiam no dia 18 de abril na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O período de reserva vai até o dia 15 de abril.

Pela previsão do Citibank, coordenador do IPO (sigla em inglês para oferta pública inicial), os papéis devem ser lançados com preço inicial entre 20,50 reais e 24,50 reais. A definição do valor será feita no dia 16 de abril, pelo processo de bookbuilding, no qual investidores institucionais informam o valor que estão dispostos a pagar pelos papéis da companhia.

Se a oferta sair pelo preço médio esperado (22,50 reais), a companhia captará 769,3 milhões de reais, sem considerar a oferta de ações suplementares e adicionais. Esses recursos serão destinados à aquisição de novas empresas, ativos e marcas e ao lançamento de novos produtos e campanhas de marketing.

O investimento mínimo é de 3.000 reais e o máximo de 300.000 reais. A Hypermarcas será a segunda empresa a realizar IPO neste ano. A primeira foi a Nutriplant, em fevereiro. Com o mercado receoso devido à crise do crédito nos Estados Unidos, a companhia levantou recursos abaixo do esperado. A expectativa dos coordenadores da operação era lançar os papéis com preço inicial entre 14 reais e 18 reais, mas as ações estrearam a 10 reais (clique aqui e veja o desempenho das ações da Nutriplant)

A turbulência no mercado acionário já fez com que vários pedidos de oferta pública de ações fossem cancelados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Para os analistas, o ano terá bem menos IPOs que em 2007, quando 64 empresas listaram seus papéis na Bovespa (clique aqui e veja o desempenho das novatas).