Índice Euro Stoxx 50 cai rumo à pior queda do ano com Grécia

O mercado tem sido impactado por preocupações sobre as tensões crescentes entre a Grécia e seus credores internacionais

Londres – O índice de blue chips da zona do euro caminhava para marcar a pior queda semanal deste ano nesta sexta-feira, com foco no referendo crucial na Grécia no fim de semana acerca das negociações de dívida do país.

Às 8h10 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha queda de 0,25 por cento, a 1.524 pontos, recuando por volta de 3 por cento na semana rumando para a pior qued adesde o final de abril.

O índice de blue chips Euro Stoxx 50 caía 0,29 por cento para 3.453 pontos. O Euro Stoxx 50 seguia para registrar a pior semana desde dezembro, caindo cerca de 4,2 por cento desde o fechamento da sexta-feira da semana passada.

O mercado tem sido impactado por preocupações sobre as tensões crescentes entre a Grécia e seus credores internacionais desde que o governo em Atenas anunciou o referendo sobre seu programa de resgate.

Marcado para o domingo, os dois campos estão equilibrados, com a campanha pelo “Sim” a favor do resgate ganhando uma ligeira liderança na última pesquisa.

“O foco renovado na Grécia e a incerteza sobre as implicações de uma saída (do país do euro) se tornaram novamente o catalisador dominante no mercado”, disse o estrategista-chefe global do Goldman Sachs, Peter Oppenheimer, em nota.