Índice alemão empurra ações europeias para baixo

A bolsa de valores da Alemanha cai 1,07%, aos 6.161 pontos

Londres – As ações europeias caíam nesta quinta-feira, com o crescente desemprego na Alemanha derrubando o índice referencial de ações do país, o DAX, enquanto os investidores continuavam céticos de que a cúpula de líderes europeus sobre a crise da dívida no continente seria capaz de chegar a medidas concretas.

Às 8h30 (horário de Brasília), o índice FTSEUROFIRST 300 , que reúne as principais bolsas europeias, caía 0,47 por cento, com 995 pontos, enquanto o índice Euro STOXX 50 recuava 0,37 por cento.

A bolsa de valores alemã caía 1,07 por cento, com 6.161 pontos. Sua queda era pior que um declínio de 0,48 por cento no índice CAC-40 da França, e veio depois de dados mostrarem que o desemprego na Alemanha havia aumentado pelo terceiro mês seguido em junho.

Joe Neighbour, operador sênior da Central Markets, disse que investidores estavam vendendo ações na DAX devido à perspectiva econômica negativa para a Alemanha, que tem sido cada vez mais afetada pela crise da dívida da zona do euro que atingiu a Grécia e a Espanha.

Líderes da União Europeia reúnem-se em Bruxelas na quinta e sexta para uma cúpula sobre como combater a crise da região, mas constantes sinais de desacordo levaram os investidores a acreditar que a reunião não levará a novas medidas concretas.