Bovespa opera em alta acompanhando mercado externo

A Bovespa operava em alta, depois do Fed sinalizar na véspera que não vai subir os juros dos EUA tão cedo

São Paulo – O principal índice da Bovespa subia nesta quinta-feira, acompanhando o viés positivo no exterior, após a decisão do Federal Reserve na véspera de manter os juros e indicar cautela no processo de normalização da política monetária.

Às 10:54, o Ibovespa subia 1,66 por cento, a 59.363 pontos. O volume financeiro era de 1,079 bilhão de reais.

Em Wall Street, o Nasdaq atingiu máxima intradia histórica logo no início dos negócios e o índice de referência S&P 500 subia 0,7 por cento.

Localmente, o mercado monitorava o avanço da operação Lava Jato, que levou à prisão pela Polícia Federal do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega nesta sessão.

Destaques

– PETROBRAS PN subia 2,34 por cento e PETROBRAS ON avançava 2,09 por cento, em sessão marcada pela alta nos preços do petróleo . Na véspera, o presidente da estatal disse à Reuters não acreditar que a empresa terá que pagar valores relevantes em ações movidas nos Estados Unidos devido ao escândalo de corrupção que envolveu a empresa.

– VALE PNA tinha valorização de 1,05 por cento e VALE ON avançava 0,45 por cento, na esteira dos ganhos das commodities. O preço do minério de ferro para entrega imediata no porto de Tianjin subiu nesta sessão.

– MULTIPLAN ON subia 1,54 por cento. A empresa informou a aprovação por parte de seu Conselho de Administração a abertura de um novo plano de recompra de ações que vai durar até março de 2018.

– TIM avançava 2,44 por cento, em sessão positiva para o setor, após notícia publicada no jornal Valor Econômicos dizendo que a DirecTV Latin America, controlada pela AT&T, tem interesse em voltar a investir no Brasil, reconhecendo TIM como possibilidades de aquisição, bem como Oi (que não estão no Ibovespa) e Nextel.

– ULTRAPAR valorizava-se 0,71 por cento, em sessão que tinha como pano de fundo a notícia de que Conselho de Administração da empresa aprovou na véspera um investimento adicional de 196 milhões de reais em 2016.

– FIBRIA ON seguia na contramão e caía 0,73 por cento, assim como SUZANO, que perdia 0,63 por cento, entre as poucas quedas do Ibovespa, em meio à queda do dólar frente ao real.

*Atualizada às 11h57