Iene sobe após comentários de ministro japonês

O ministro afirmou que não se esperava que o dólar chegasse ao patamar atual de 90 ienes por dólar

Nova York – O iene se fortaleceu em relação ao dólar após o ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, ter enviado sinais confusos sobre se o governo está confortável com o rápido declínio da moeda. Aso disse que o dólar avançou repentinamente para o nível de 90 ienes por dólar “de uma forma que não antecipávamos.”

Os mercados estão particularmente sensíveis à escolha das palavras de Aso porque o iene caiu com as expectativas de que uma moeda mais fraca é parte importante no programa econômico do novo governo do primeiro-ministro Shinzo Abe. O primeiro-ministro disse que poderia pressionar o Banco do Japão a expandir seu programa de compra de bônus, inundando o mercado com ienes para estimular o crescimento.

Os comentários de Aso podem ter sido escolhidos para aplacar a crítica entre outros países desenvolvidos de que os esforços do Japão para enfraquecer o iene nos últimos meses leva ao risco da chamada guerra de moedas, quando os países tentam simultaneamente minar sua taxa de câmbio para tornar suas exportações mais competitivas. O iene já caiu 15% desde o começo de novembro.

O movimento de alta do iene nesta sexta-feira pode ser apenas temporário, porque o governo provavelmente vai continuar favorecendo a queda da moeda para estimular o crescimento, afirmou Win Tin, estrategista de moedas do Brown Brothers Harriman, em Nova York.

No final da tarde em Nova York, o dólar estava cotado a 92,69 ienes de 93,65 ienes na tarde de quinta-feira. Já o euro estava cotado a US$ 1,3367 de US$ 1,3398 ontem, e a 123,89 ienes de 125,45 ontem. As informações são da Dow Jones.