Ibovespa volta a subir e Oi é destaque

Ações da Queiroz Galvão Exploração e Produção também subiam após sinal verde da ANP

São Paulo – O Ibovespa se recuperava das perdas sofridas no pregão anterior e valorizava 0,67% na máxima do dia, aos 66.267 pontos. O desempenho do principal índice da bolsa na semana deve mesmo ficar próximo do zero a zero, já que, no período, mostra leve queda de 0,07%.

As principais bolsas da Europa exibiam leve alta no início da tarde. Por lá, o tesouro italiano captou hoje um total de 4,5 bilhões de euros, com taxas de juros em queda para a principal emissão efetuada, anunciou o Banco da Itália.

A demanda total chegou a 8,6 bilhões de euros, o que permitiu ao Tesouro – que esperava captar entre 3 e 4,5 bilhões de euros – atingir seu objetivo máximo.

O mercado também repercute a notícia de que outra importante agência de classificação de crédito rebaixou o setor bancário da Austrália. Citando os custos mais elevados de financiamento dos bancos, a Fitch Ratings cortou o rating, em um ponto, do Commonwealth Bank of Australia, do Westpac Banking e do National Australia Bank. Todos tiveram a nota rebaixada de “AA” para “AA-“.

A Fitch não mudou sua posição sobre o Australia & New Zealand Banking Group, que já tinha rating “AA-“. Os rebaixamentos seguem um movimento similar feito pela agência Standard & Poor’s e ocorrem no contexto de uma revisão mais ampla dos maiores bancos australianos sob vigilância da Fitch.

Este vídeo não será exibido em iPad e alguns tablets Android:

/libc/player/liquid3.swf

Oi

As ações da Tele Norte Leste (TNLP3; TNLP4) e Telemar Norte Leste (TMAR3; TMAR5) , empresas do grupo Oi, registravam ganhos superiores a 3% e assumiam a ponta positiva do Ibovespa nesta tarde.

O colegiado da Comissão de Valores Mobiliários rejeitou pedidos de representação contra o processo de reestruturação da Tele Norte Leste Participações. A companhia convocou os acionistas para uma assembleia em 27 de fevereiro para aprovar o processo que reduzirá a atual estrutura do grupo, que inclui três empresas e sete classes de ações, a uma única companhia com uma ação listada em bolsa. Grupos de acionistas minoritários entraram com recurso na autarquia questionando pontos do processo.

A CVM indeferiu todos eles, de acordo com relatório publicado ontem em seu website. Parte dos questionamentos tinha relação com o direito de recesso do processo no caso de ações alugadas.

QGEP

Também na esteira da valorização, as ações ordinárias da Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP3) subiam 1,8% na máxima do dia, negociadas a 14,92 reais.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a transferência à Queiroz Galvão Exploração e Produção de 30% dos direitos de concessão e a operação do Bloco BS-4, na bacia de Santos, anunciou nesta sexta-feira a empresa. “O Bloco BS-4 representa um aumento expressivo no nosso potencial de produção no médio prazo”, declarou o diretor de produção, Danilo Oliveira.

O bloco na bacia de Santos tem dois campos de óleo pesado, Atlanta e Oliva, que possuem volume total superior a 2 bilhões de barris de óleo in situ e apresenta potencial de descobertas nas camadas do pré-sal, estando próximo a importantes campos como Libra e Franco, segundo a Queiroz Galvão Participações.