Ibovespa testa os 66 mil; Brasil Brokers sobe após aquisição

Grécia cumpre hoje as exigências apresentadas pelo bloco para salvá-la da falência

São Paulo – Os principais mercados globais davam uma chance ao otimismo e operavam em alta no início desta tarde. O Ibovespa era um dos índices que mais refletia a esperança de investidores de que dias melhores virão à economia de países desenvolvidos. Com alta de 2,4% na semana, o principal índice da bolsa brasileira subia 1,4% na máxima do dia, atingindo os 66.003 pontos.

A Grécia cumprirá nesta quarta-feira mesmo, antes de uma teleconferência dos ministros da Eurozona, com as exigências apresentadas pelo bloco para salvá-la da falência, afirmou o ministro das Finanças, Evangelos Venizelos.

Entre essas condições, figuram novos cortes de 325 milhões de euros no orçamento de 2012 e o compromisso escrito por parte dos partidos da coalizão governamental de manter o programa de ajustes depois das eleições de abril.

O partido PASOK socialista já enviou sua carta de compromisso, indicou nesta quarta-feira à AFP uma fonte do partido. Seu sócio de governo, o Nova Democracia (conservador), fará, a princípio, a mesma coisa nesta quarta-feira.

Além disso, outro motivo para o alívio da crise na zona do euro surge hoje da Ásia, com o Banco Popular da China (PBOC, o banco central chinês) indicando que o país planeja ampliar os investimentos em euros. Além disso, o Produto Interno Bruto (PIB) de Alemanha e França foi melhor que o esperado, o que encoraja os investidores nesta manhã.

Este vídeo não será exibido em iPad e alguns tablets Android:

/libc/player/liquid3.swf

BM&FBovespa

Com alta de 27% em 2012, as ações ordinárias da BM&FBovespa (BVMF3) valorizavam 2,3% na máxima do dia, negociadas a 12,60 reais. 

A bolsa anunciou um lucro líquido de 191,1 milhões de reais no quarto trimestre, 27% abaixo do resultado do mesmo período de 2010. A média das previsões de cinco analistas consultados pela Reuters apontava para uma queda de 5,9% do lucro líquido nos últimos três meses do ano, na comparação anual, em meio à queda nos volumes de negócios com ações.

A empresa fechou 2011 com lucro líquido de 1,048 bilhão de reais, queda de 8,4% em relação ao ano anterior.

Brasil Brokers

Também na esteira dos ganhos, as ações ordinárias da Brasil Brokers (BBRK3) subiam para 7,20 reais, uma alta de 3,6%. No ano, os papéis registram alta de 28,5%.

A companhia fechou a compra de 55% da Bamberg Consultores de Imóveis, imobiliária com atuação no bairro de Santo Amaro, zona sul da capital paulista, por 10,2 milhões de reais.

A aquisição faz parte da estratégia da Brasil Brokers de elevar a participação dos imóveis prontos de 15% para 35% de suas vendas em cinco anos.