Ibovespa sustenta 64.000 pontos com melhora em commodities

São Paulo – A estabilização das commodities permitiu uma leve alta da bolsa brasileira nesta quinta-feira, abrindo caminho para que notícias corporativas sustentassem o Ibovespa acima de 64.000 pontos.

O principal índice de ações locais subiu 0,36 por cento, a 64.003 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 5,9 bilhões de reais.

O Ibovespa chegou a cair 1 por cento no começo da manhã, ampliando a baixa do dia anterior com a reação negativa do mercado de commodities a mais um aumento do depósito compulsório pela China nesta quinta-feira.

As matérias-primas se recuperaram gradualmente à tarde, terminando o dia praticamente estáveis. Com isso, ações ligadas ao setor amenizaram as perdas, como Vale PN, que fechou com variação negativa de 0,28 por cento, a 43,05 reais.

“(O mercado) respeitou o suporte do Ibovespa à vista de 63.540 pontos, que é importante”, disse Rafael Espinoso, estrategista de renda variável da CM Capital Markets.

Com a menor volatilidade no mercado internacional, ganhou importância a agenda interna de balanços trimestrais. Um dos destaques foi Braskem, com alta de 4,02 por cento, a 22,75 reais, após divulgar lucro líquido 13 vezes maior no primeiro trimestre, de 305 milhões de reais.

Vivo também subiu, com variação de 2,57 por cento, a 65,95 reais, após anunciar lucro líquido de 710,2 milhões de reais no primeiro trimestre . O resultado foi considerado “muito bom” pela equipe do Fator, que destacou o crescimento da receita de serviços e a “grande adição de clientes pós pagos no trimestre”.

O setor de construção também se beneficiou antes da divulgação do resultado de cinco empresas na noite desta quinta-feira. Rossi, que recebeu recomendação de compra do UBS, subiu 6,07 por cento, a 14,85 reais.

“Os fundamentos do setor de construção continuam sólidos e os preços estão atrativos … Dessa forma, continuamos otimistas e classificamos cinco de seis empresas como ‘compra’. No entanto, enquanto a inflação e o juro estiverem subindo, as ações devem seguir voláteis e prever o momento de inflexão é quase impossível”, afirmou o analista Gordon Lee.

Até agora, no ano, as ações do setor de construção acumulam queda de 7,9 por cento, segundo o índice setorial.

No lado de baixo, a Brasil Ecodiesel –que também divulga resultados nesta quinta– caiu 1,28 por cento, a 0,77 real, após anunciar que o conselho de administração da empresa rejeitou a proposta de incorporação da Vanguarda, um negócio estimado em 1,2 bilhão de reais.

Hypermarcas, ainda sofrendo com a decepção de analistas com as novas previsões da empresa, recuou 3,67 por cento, a 16,27 reais, na maior baixa do Ibovespa.