Ibovespa sobe 4% com alívio em cenário eleitoral nos EUA

A diminuição de temores com a disputa pela presidência dos EUA veio após o FBI anunciar que não vai haver acusações contra a candidata Hillary Clinton

São Paulo – A Bovespa fechou em alta expressiva nesta segunda-feira, em linha com o exterior mais favorável à tomada de risco após menor temor com o cenário eleitoral norte-americano, reduzindo fortemente o terreno perdido nos três primeiros pregões do mês.

O Ibovespa subiu 3,98 por cento, a 64.051 pontos. Foi a maior alta diária desde 10 de maio (4,08 por cento), após o índice acumular perda de 5,1 por cento nos três primeiros pregões de novembro em meio à preocupação com o cenário eleitoral nos EUA, após ter subido 11,2 por cento em outubro.

O volume financeiro do pregão somou 7,2 bilhões de reais, abaixo da média diária para o mês até a sessão anterior, de 9,06 bilhões, mas levemente acima da média no ano, de 7,18 bilhões.

A diminuição de temores com a disputa pela presidência da maior economia do mundo veio após o FBI anunciar no fim de semana que não vai haver acusações contra a candidata democrata Hillary Clinton em investigação sobre seus emails.

Além disso, uma série de pesquisas mostrando Hillary à frente de Trump também ajudou a animar os investidores.

Em Wall Street, o S&P 500 caminhava para encerrar em alta após ter caído por nove sessões seguidas até sexta-feira, na maior sequência de quedas em mais de 35 anos.

Destaques

– PETROBRAS PN subiu 7,63 por cento e PETROBRAS ON ganhou 6,82 por cento, em sessão de alta nos preços do petróleo. [O/R]

– VALE PNA avançou 8,24 por cento, enquanto VALE ON teve valorização de 7,03 por cento, acompanhando aalta do preço do minério de ferro para entrega imediata no porto chinês de Tianjin.

– BB SEGURIDADE subiu 4,16 por cento, após anunciar lucro líquido de 987,9 milhões de reais, queda de 4 por cento ante igual período de 2015. Analistas do UBS destacaram que, embora o lucro tenha ficado abaixo do esperado, há pontos positivos no balanço.

– ITAÚ UNIBANCO avançou 3,59 por cento. BRADESCO PN subiu 3,47 por cento e BANCO DO BRASIL ganhou 5,39 por cento. Os dois divulgam balanço na quinta-feira.

– RUMO LOGÍSTICA subiu 7,38 por cento, após acumular queda de 14,5 por cento nos três pregões anteriores.

– GOL PN subiu 12,6 por cento. A empresa reportou lucro líquido de 66 milhões de reais, após prejuízo de 2,13 bilhões de reais um ano antes.