Ibovespa retoma viés ascendente com alta em Petrobras

Bolsa paulista recuperava a trajetória positiva nesta terça-feira após o ajuste para baixo da véspera, com as ações da Petrobras puxando o avanço

São Paulo – A bolsa paulista recuperava a trajetória positiva nesta terça-feira após o ajuste para baixo da véspera, com as ações da Petrobras puxando o avanço, em meio a expectativas de que o governo federal deve mesmo confirmar o nome de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda.

Às 11h47, o Ibovespa avançava 1,49 por cento, a 56.232 pontos. O volume financeiro somava 1,65 bilhão de reais. Para o ex-diretor do Banco Central Mario Mesquita, a nomeação de Levy, que é ex-secretário do Tesouro Nacional e atualmente está à frente da Bradesco Asset Management, limita substancialmente o risco de rebaixamento do rating soberano.

“Na medida em que esta ameaça ainda está parcialmente precificada, acho que ainda há alguma apreciação por ocorrer, porém um rali (dos ativos brasileiros) mais sustentado provavelmente exigiria melhores perspectivas de crescimento, que ainda parecem um pouco distantes”, afirmou Mesquita, que comanda a área de economia do Banco Brasil Plural, em nota a clientes.

O principal impulso do índice vinha das ações Petrobras , mesmo após a empresa informar que recebeu notificação da Securities and Exchange Commission (SEC) requerendo documentos relativos a uma investigação do próprio órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos.

Além do otimismo no mercado com a provável nova equipe econômica, repercutia positivamente melhora da recomendação pelo Citi para o ADR (recibo de ação) da estatal de “neutra” para “compra”. O setor elétrico também merecia atenção, por causa da reunião semanal da Agência Nacional de Energia Elétrica para decidir patamar máximo do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) para o ano que vem.

O índice com ações do segmento avançava 0,81 por cento. A proposta inicial da Aneel era reduzir o PLD para 388,04 reais por megawatt-hora (MWhE), mas, em nota a clientes, o Credit Suisse disse que os seus “channel checks” sugerem que o novo preço venha em um patamar mais alto devido a inconsistências no cálculo original do custo operacional da térmica de Mario Lago.

“Porém ficaríamos surpresos se o número viesse acima de 450 reais por MWh.” Segundo o CS, preços mais altos beneficiam empresas com energia disponível para venda, enquanto as geradoras “totalmente contratadas” são afetadas negativamente.

Eletropaulo passava por ajuste e era uma das poucas quedas no índice após valorizar-se quase 26 por cento nos últimos cinco pregões.

Do noticiário corporativo, Embraer subia 0,77 por cento após a companhia norte-americana Skywest confirmar à fabricante brasileira de aeronaves encomenda firme de mais sete jatos modelo E175, em um pedido avaliado em 301 milhões de dólares a preços de tabela das aeronaves.

Análise técnica da Itaú Corretora divulgada na manhã desta terça-feira disse que o principal índice da Bovespa continua em tendência de alta no curto prazo, encontrando resistência intradia em 56.500 pontos e objetivos em 59.000 e 63.500 pontos.