Ibovespa opera com leve alta em meio a menor tensão

Principal índice da Bovespa operava com leve alta no fim da manhã desta quinta-feira, conforme as bolsas norte-americanas avançavam

São Paulo – O principal índice da Bovespa operava com leve alta no fim da manhã desta quinta-feira, conforme as bolsas norte-americanas avançavam em meio a sinais de que um ataque de potências ocidentais contra a Síria pode ser adiado.

Às 11h22, o Ibovespa tinha variação positiva de 0,2 por cento, a 49.964 pontos, depois de três quedas consecutivas.

O giro financeiro do pregão era de 1,05 bilhão de reais.

Os mercados internacionais foram acalmados por comentários do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que afirmou na quarta-feira ainda não ter tomado uma decisão sobre um ataque contra o governo sírio. O temor de um conflito internacional instaurou nas praças financeiras globais um clima de aversão ao risco que derrubou o Ibovespa em 2,60 por cento na terça-feira. “Depois dos comentários do Obama a bolsa está se recuperando um pouco após a reação inicial de pânico, estamos vendo um movimento de recuperação internacional”, afirmou o estrategista Luis Gustavo Pereira, da Futura Corretora.

As bolsas subiam a despeito do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos ter acelerado mais rápido que o esperado no segundo trimestre, reforçando o argumento para que o Federal Reserve, banco central norte-americano, reduza em breve seu programa de estímulos monetários. O PIB dos EUA cresceu a uma taxa anual de 2,5 por cento no período. Entre as ações que contribuíam para a alta do Ibovespa se destacavam os papéis do setor financeiro, principalmente os de Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Bradesco , em um dia em que as taxas de juros futuros operavam em alta, após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevar a Selic em 0,5 ponto percentual, a 9,0 por cento ao ano, na véspera.

No outro sentido, OGX se destacava entre as quedas, após a petroleira do grupo EBX dizer que a malaia Petronas não tem direito de adiar o fechamento financeiro de transação para a venda de fatia de dois blocos na bacia de Campos, mas afirmar que está “empenhada em buscar uma solução que preserve o interesse de ambas as companhias”.

Na véspera, a ação já havia recuado 17,39 por cento.