Ibovespa mostra pouca força; Marfrig é a que mais sobe na semana

Ações da Metalúrgica Gerdau apareciam entre os destaques de valorização

São Paulo – O Ibovespa refletia o pouco apetite por risco dos investidores neste último pregão da semana. O principal índice da bolsa brasileira registrava leve alta de 0,2% no início da tarde, aos 67.068 pontos, e parecia não ter grandes chances de reverter a queda semanal, em torno de 1,2%.

A geração de empregos nos Estados Unidos registrou sólido crescimento pelo terceiro mês consecutivo em fevereiro, num sinal de que a recuperação da economia está se espalhando e de que há menor necessidade de mais estímulos por parte do Federal Reserve.

Os empregadores do país contrataram mais 227 mil trabalhadores no mês passado, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira, enquanto a taxa de desemprego manteve-se na mínima em três anos, em 8,3%.

Na Europa, a Grécia evitou o risco imediato de um calote descontrolado ao ganhar forte aceitação de seus credores privados em uma operação de troca de títulos, que diminuirá a grande dívida pública do país e abrirá o caminho para um novo resgate internacional.

O Ministério das Finanças disse que os credores ofereceram 85,8 por cento dos 177 bilhões de euros em títulos controlados pela lei grega. Isso alcançará 95,7 por cento de toda a dívida grega detida por credores privados com o uso de “cláusulas de ação coletiva ” para garantir o acordo com os credores que se recusaram a participar voluntariamente.

O resultado deve abrir caminho para que a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) liberem o pacote de resgate de 130 bilhões de euros acordado com a Grécia no mês passado.

Este vídeo não será exibido em iPad e alguns tablets Android:

/libc/player/liquid3.swf

Gerdau

As ações preferenciais da Metalúrgica Gerdau (GOAU4) estavam ente os destaques de valorização do Ibovespa, com alta de 1,6% na máxima do dia, negociadas a 22,90 reais. Os papéis acumulam ganhos de 28% em 2012.

O presidente do Conselho de Administração do grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, disse que a empresa está ampliando em 25% sua capacidade de produção de aços especiais nos Estados Unidos.

Segundo ele, a retomada da atividade econômica no país tem ampliado a demanda por esse tipo de produto, principalmente por parte da indústria automotiva. O empresário, no entanto, não detalhou qual o período para que essa ampliação, já em curso, seja concluída.

Marfrig

Com alta de 10% na semana, as ações ordinárias do Marfrig (MRFG3) caminham para encerrar a semana com a maior valorização do Ibovespa no período. Na máxima do dia, os papéis da registravam alta de 2,2%.

A Marfrig convocou seus debenturistas para que decidam se autorizam ou não a venda das operações e dos negócios relacionados à logística, distribuição e gerenciamento global de transporte de mercadorias e ativos das subsidiárias Keystone Foods e McKey Luxembourg para a Martin-Brower.Os detentores de debêntures de primeira e segunda séries da empresa poderão votar sobre o assunto no próximo dia 23, na sede da empresa, em São Paulo.

A Marfrig vendeu em setembro o negócio de serviços logísticos da Keystone Foods para a Martin-Brower Company, empresa especializada em Food Service, por 400 milhões de dólares. As companhias programaram a liquidação da operação para o dia 30 de março deste ano.