Ibovespa em queda é sinal de alerta para mais perdas

O índice está com a maior posição vendida desde logo depois dos ataques terroristas de 2001

Nova York – O índice Ibovespa, que ontem teve a maior queda entre os 20 maiores mercados acionários do mundo, está com a maior posição vendida desde logo depois dos ataques terroristas de 2001, de acordo com um indicador usado em análises técnicas.

Para Richard Ross, um analista gráfico da Auerbach Grayson & Co. com 18 anos de experiência, este é um sinal de alerta para mais perdas pela frente, e não um sinal para comprar.

“Esse nível de sobrevenda com um bear market de pano de fundo tem que ser visto de forma diferente de quando você tem sobrevenda em um bull market”, disse Ross, estrategista técnico global da Auerbach Grayson, em entrevista telefônica, referindo- se aos termos em inglês usados para se referir a mercados com tendência de baixa e alta.

O índice de força relativa do Ibovespa em 14 dias, o RSI, caiu para 18 ontem, abaixo do limiar de 30 que indica preço justo, segundo dados de análise técnica compilados pela Bloomberg. A última vez que o RSI ficou abaixo disso foi em 14 de setembro de 2001, três dias depois que terroristas destruíram as Torres Gêmeas em Nova York com dois aviões.

O Ibovespa, que entrou no chamado “bear market” em 27 de julho depois de ter caído 20 por cento em relação ao pico de 12 meses atingido em novembro, caiu 5,7 por cento ontem diante de resultados que decepcionaram e refletindo as preocupações quanto ao crescimento mundial. As ações brasileiras têm mostrado sinais de enfraquecimento há cerca de dois anos, disse Ross.

“Um RSI de 18 é um sinal de alerta do quão fraco o mercado está e quão perigosas as coisas podem ficar,” disse ele.

Queda de 28%

Nas análises técnicas, os investidores e analistas estudam gráficos de padrões de negociação e preços para prever mudanças no comportamento de um determinado ativo, como ações, commodities, moedas ou índices.

O Ibovespa caiu 28 por cento desde a máxima do ano passado com a aceleração da inflação, que atingiu o nível mais elevado desde 2005 mesmo após o Banco Central ter aumentado a taxa básica de juros nas últimas cinco reuniões de política monetária.


Empresas como a Vale SA e o Itaú Unibanco Holding SA divulgaram resultados do segundo trimestre que vieram abaixo das estimativas de analistas.

“O Brasil será um lugar difícil de fazer dinheiro no médio prazo”, disse Michael Shaoul, da Marketfield Asset Management em Nova York, em entrevista por telefone. Seu fundo Marketfield Fund teve valorização de 4,8 por cento nos 12 meses encerrados em 3 de agosto.

Menor crescimento

“Se estivermos certos e Brasil estiver entrando num período de menor crescimento, acho que os lucros corporativos podem desapontar por muitos meses e trimestres”, disse ele. “Não vejo isso como um período de semanas. Será um período de decepções.”

A MMX Mineração e Metálicos SA, do bilionário, Eike Batista, despencou 16 por cento ontem enquanto a estatal Petróleo Brasileiro SA caiu para o menor nível desde dezembro de 2008. A metalúrgica Gerdau SA teve a maior baixa desde janeiro de 2009 depois que seus resultados vieram abaixo das projeções.

Na última vez que o RSI do Ibovespa esteve mais baixo, em 14 de setembro de 2001, o índice teve alta de 31 por cento nos três meses subsequentes. Quanto o RSI do Ibovespa caiu para 23 em 20 de maio de 2010, o índice subiu 15 por cento em três meses seguintes.
Desta vez, no entanto, Ross diz que o Ibovespa está em uma posição mais fraca, por ter entrado em um bear market.

“Tudo é uma questão de contexto”, disse Ross, que previu corretamente no ano passado que a valorização do ouro iria continuar. “Essa venda maciça é realmente a continuidade de um processo de corrosão técnica que teve início ao longo dos últimos dois anos.”