Ibovespa caminha para encerrar a semana no azul; Hypermarcas dispara

Divulgação de dados melhores que o esperado sobre o mercado de trabalho nos EUA dá força às principais bolsas

São Paulo – O sinal é positivo nos principais mercados globais nesta sexta-feira. Por aqui, o Ibovespa subia 1,2%, aos 59.260 pontos. A primeira semana do ano deve ser positiva ao principal índice da bolsa brasileira, que no período soma ganhos de 4%.

A divulgação de dados melhores que o esperado sobre o mercado de trabalho nos EUA (payroll) ajuda a dar fôlego aos mercados neste pregão. Foram criadas 200 mil vagas na economia norte-americana e a taxa de desemprego ficou em 8,5%. A previsão dos analistas era de abertura de 155 mil vagas no mês passado, mas com um avanço para 8,7% na taxa de desemprego.

No Brasil, a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou 2011 com uma taxa acumulada de 6,5%, o maior resultado desde 2004, quando o índice subiu 7,6%.O indicador também superou o resultado de 2010, quando a taxa ficou em 5,91%, e atingiu o teto da meta estipulada pelo Banco Central (BC) para 2011, de 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para baixo ou para cima.

No resultado mensal, o IPCA subiu 0,5% em dezembro de 2011, após aumentar 0,52% em novembro. Em dezembro de 2010, a taxa havia ficado em 0,63%. O IPCA é o índice oficial utilizado pelo governo para definir o regime de metas de inflação no país.

/libc/player/liquid3.swf

Hypermarcas

As ações ordinárias da Hypermarcas (HYPE3) ganham os holofotes do mercado nesta sexta-feira e assumiam o topo de valorização do Ibovespa. Na máxima do dia, a alta dos papéis chegava a 8,5%, negociados a 10,20 reais.

O desempenho positivo é resultado da notícia de que o BTG Pactual, de André Esteves, estaria negociando sua entrada no bloco de controle da companhia. A informação é da coluna Direto da Fonte, de O Estado de S.Paulo. Procurado por EXAME.com, o BTG afirmou que “não comenta rumores de mercado”. Nos últimos 12 meses, as ações da Hypermarcas registram uma queda de 52%.


OGX

A OGX (OGXP3) afirmou que deve iniciar produção de petróleo em 28 de janeiro, cinco dias após o previsto em comunicado ao mercado anterior nesta semana. A empresa comunicara na última segunda-feira, dia 2, que a produção do seu primeiro óleo estava prevista para 23 de janeiro. Na mesma ocasião, a OGX informou que obteve licença de operação para realizar o teste de longa duração no campo de Waimea, na Bacia de Campos, onde a plataforma OSX 1 será instalada.

As ações ordinárias da petroleira subiam 1,4% na máxima do dia, ao preço de 13,80 reais. Nos últimos 12 meses, o desempenho dos papéis é negativo em 33%.

Eztec

Com alta de 2,3% na semana, as ações ordinárias da Eztec (EZTC3) também operavam no campo positivo no início da tarde. Na máxima, a valorização alcançava 0,9%, com papéis valendo 16,19 reais.

Em 2011, a Eztec lançou 1,1 bilhão de reais em empreendimentos. O montante ficou dentro da meta estipulada pela companhia, que era entre 1 bilhão de reais e 1,2 bilhão de reais. No período, as vendas da Eztec cresceram 18,2%, totalizando 884,3 milhões de reais. No quarto trimestre do ano, as vendas da companhia aumentaram 36,6% na comparação com o mesmo período de 2010, totalizado 48,6 milhões de reais.

Segundo a companhia, o sucesso no último trimestre do ano foi resultado da campanha “Eztec moeda forte”, na qual a companhia oferecia aos clientes, em alguns empreendimentos, a garantia do aluguel da unidade um ano após a entrega.