Ibovespa tem forte avanço com viés positivo no exterior

Às 12h30, índice subia 1,6%, acima dos 99 mil pontos.

São Paulo – A bolsa paulista tinha forte alta na manhã desta terça-feira, alinhada ao viés positivo no exterior e alta de commodities, com agentes também atentos à comissão especial da reforma Previdência na Câmara dos Deputados, que começou a discutir o parecer do relator do texto, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

Às 12h35, o Ibovespa subia 1,61%, a 99.197 pontos. O volume financeiro somava 3,31 bilhões de reais.

No exterior, a XP Investimentos destacou que o foco continua na política monetária dos bancos centrais, com reuniões esta semana, ressaltando comentário do presidente do Banco Central Europeu de que são necessários estímulos adicionais se as perspectivas econômicas não melhorarem.

“Esses sinais chegam um dia à frente da tão esperada decisão política do banco central americano, cuja reunião começa hoje, em que as expectativas são altas para que Jerome Powell (chairman do Federal Reserve) estabeleça as bases para um corte de taxa de juros ainda este ano”, escreveu a clientes.

Em Wall Street, o S&P 500 subia 0,9%, acompanhando o movimento positivo já registrado nos pregões europeus e asiáticos e reforçado por declarações positivas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, relacionadas às negociações comerciais do governo norte-americano com a China.

Da pauta doméstica, além do noticiário corporativo, as atenções estão voltadas para o início do debate da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara, uma das etapas a serem cumpridas antes da votação da matéria no colegiado.