Ibovespa avança com expectativa por pesquisas eleitorais

Agentes no mercado aguardam pesquisa Ibope prevista para esta noite, com especulações sobre melhora da candidata Marina Silva

São Paulo – A bolsa brasileira avançava forte na manhã desta terça-feira, com o Ibovespa voltando a ficar acima dos 59 mil pontos, em meio a apostas sobre pesquisas eleitorais.

O quadro externo também seguia no radar, em particular o término da reunião de política monetária do banco central norte-americano nos Estados Unidos na quarta-feira.

Às 11h26, o Ibovespa avançava 2,6 por cento, a 59.453 pontos. O volume financeiro da sessão somava 2,37 bilhões de reais.

Agentes no mercado aguardam pesquisa Ibope com divulgação prevista para esta noite e há especulações sobre melhora nos números da candidata do PSB, Marina Silva, de acordo com profissionais do mercado ouvidos pela Reuters.

Na noite de segunda-feira, levantamento Vox Populi mostrou manutenção nas intenções de votos para a candidata do PSB, Marina Silva, e para a presidente Dilma Rousseff (PT) na simulação de segundo turno: 42 por cento para Marina e 41 por cento para Dilma.

“A pesquisa mostrou que ainda não houve reversão na tendência para o segundo turno, com Marina Silva conseguindo manter a liderança apesar do tom agressivo da campanha, o que traz alívio ao mercado”, disse o chefe da mesa de renda variável da corretora de um banco em São Paulo.

“O mercado estava bastante pessimista com os últimos levantamentos. Como a Marina não cai e se estabilizou nas pesquisas, começa a reverter o tom ‘Dilma já ganhou'”, reforçou o operador de renda variável de uma corretora na capital paulista, que também pediu anonimato.

A recuperação do Ibovespa, após queda acumulada de 6,2 por cento na semana passada, era amparada principalmente em ações ligadas a dinâmica eleitoral, com destaque para Petrobras, com avanço ao redor de 5 por cento, mas também em bancos como Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Bradesco.

A operadora Oi aparecia entre as maiores altas do índice, após o jornal italiano Il Sole 24 Ore publicar notícia afirmando que a Telecom Italia, dona da TIM Participações, considera uma aliança com a Oi. As ações da TIM, enquanto isso, recuavam 1,23 por cento.

As ações da Gol também se recuperavam nesta sessão, um dia após a companhia aérea divulgar dados operacionais bem avaliados por analistas, com crescimento de 10,5 por cento da demanda doméstica em agosto.

Na ponta negativa, Cemig caía após entrevista do coordenador-geral do programa de governo do candidato do PT ao governo de Minas Gerais ao jornal Valor Econômico, na qual ele diz que entre as intenções de um futuro governo petista está a redução da tarifa de energia elétrica no Estado.

As preferenciais da Vale mostravam fraqueza, após alta nos últimos pregões, apesar da decisão do governo de estender para todas as multinacionais brasileiras um crédito presumido de 9 por cento no imposto devido sobre o lucro obtido no exterior, o que na prática reduz a tributação dos ganhos.