Ibovespa abre em alta, mas recua em seguida

O Ibovespa até ensaiou subir, mas não sustentou e logo em seguida virou e está renovando as mínimas já neste começo de pregão

São Paulo – O clima está calmo no exterior e a expectativa era de que os ganhos das bolsas europeias se refletissem na Bolsa brasileira. O Ibovespa até ensaiou subir, mas não sustentou e logo em seguida virou e está renovando as mínimas já neste começo de pregão. Às 10h15, o Ibovespa caía 0,24%, aos 49.532,20 pontos.

O mercado deve se debruçar hoje sobre as declarações da ex-gerente-executiva da Diretoria de Abastecimento da Petrobras Venina Velosa. Em entrevista veiculada na noite de ontem no Fantástico, ela disse ter informado sobre as irregularidades verificadas por ela “a todas as pessoas que podiam fazer algo” e que, além de ter registrado suspeitas por e-mail, chegou a discutir o assunto pessoalmente com a atual presidente da estatal, Graça Foster, quando a executiva máxima da companhia era diretora de Gás e Energia.

“Naquele momento, discutimos o assunto. Foi passada uma documentação para ela, sobre as denúncias na área de comunicação (da Diretoria de Abastecimento, em 2008). Depois disso, ela teve acesso a essas irregularidades nas reuniões da Diretoria Executiva”, disse Venina.

Vale destacar que a presidente Dilma Rousseff, em entrevista ao jornal chileno El Mercurio, disse que o Brasil não vive uma crise de corrupção. A declaração veio em resposta a uma pergunta sobre os eventuais efeitos políticos das denúncias de corrupção na Petrobras. Segundo ela, “não há intocáveis” no País. O mercado já trabalha com a saída da atual diretoria da Petrobras. O governo estaria procurando um substituto, ainda sem sucesso, e estaria mantendo Graça Foster como para-raio, para impedir que as denúncias respinguem no governo.

O preço do petróleo, que mais cedo subia e servia como contraponto à Bolsa brasileira e às ações da Petrobras, virou para baixo e agora também pressiona os papéis. Petrobras ON caía 0,85% e o PN, 0,71%.

O giro financeiro deve ser bastante encurtado hoje – a média de dezembro está em R$ 7,362 bilhões – e isso acaba dando mais força aos negócios mais escassos para esta segunda-feira pré-natal. Os dados esperados para a sessão, arrecadação e nota de crédito do Banco Central, não devem fazer preço na Bovespa, mas serão monitorados.