Goldman é punido por irregularidades no setor de imóveis

Decisão do Fed pune o banco pela atuação de uma subsidiária no mercado de hipotecas

Washington – O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) informou hoje que vai punir o Goldman Sachs por conta de práticas deficientes nos serviços de hipotecas residenciais e execução de hipotecas na Litton Loan Servicing, ex subsidiária do banco. As penalidades devem ser anunciadas em breve, disse o Fed. Às 14h45 (de Brasília), as ações do Goldman caíam 3,41%.

O banco central também ordenou que o Goldman realize uma análise independente das execuções de hipotecas na Litton, cuja venda para a Ocwen Financial Corp foi concluída hoje. O Fed disse que a revisão abrangerá “um padrão de condutas impróprias e negligência relacionado a práticas deficientes nos serviços de hipotecas residenciais e processos de execução de hipotecas” pela Litton em 2009 e 2010.

Segundo a decisão do Fed, o Goldman terá de reparar os prejuízos sofridos por tomadores de empréstimos como resultado das execuções de hipotecas injustas ou outras deficiências identificadas.

De acordo com uma matéria divulgada mais cedo pelo Wall Street Journal, as três empresas citadas também chegaram a um acordo com a autoridade reguladora de serviços financeiros de Nova York para encerrar a prática de “assinatura automática” de documentos de execução de hipotecas e realizar uma revisão das práticas de hipotecas. As informações são da Dow Jones.