Gol registra alta após ganhar fatia de mercado doméstico da Tam

Ações da empresa chegaram a alcançar alta de 3,5%; papéis tem o pior desempenho no ano do Ibovespa

São Paulo – A Gol Linhas Aéreas Inteligentes SA, ação que tem o pior desempenho entre as integrantes do Ibovespa neste ano, chegou a subir 3,5 por cento hoje, após conquistar participação de mercado da Tam SA.

A Gol, segunda maior empresa aérea brasileira em valor de mercado, subia 1,7 por cento, para R$ 10,28, às 15:03. Neste ano até ontem, o papel acumula queda de 60 por cento, contra baixa de 23 por cento do Ibovespa. A Tam, que subia 1,4 por cento, para R$ 29,56 no mesmo horário, acumula retração de 25 por cento no ano.

A participação da Gol no mercado doméstico subiu de 37,1 por cento em junho para 38,1 por cento em julho, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil. No mesmo período, a fatia da Tam caiu de 41,7 por cento para 40,9 por cento. Entre julho de 2010 e o mesmo mês deste ano, a Gol elevou em 19,6 por cento sua participação no mercado doméstico, enquanto a da Tam aumentou 13,7 por cento. Em junho, a alta anual foi de 13 por cento na Gol e de 15,5 por cento na Tam.

“Por conta das férias escolares no Brasil, julho é um mês em que há grande volume de passageiros em viagens de lazer, o que beneficia a Gol”, escreveram analistas do Banco Santander SA, incluindo Caio Dias, em relatório a clientes hoje.

A Tam controla 88 por cento do mercado internacional de aviação no Brasil, comparado aos 10,5 por cento da Gol, segundo a Anac. A demanda por voos internacionais da Tam cresceu 12,3 por cento em julho, ante igual mês de 2010. Em junho, na mesma comparação, a alta foi de 9 por cento, segundo a Anac. Na Gol, a expansão da demanda foi de 12 por cento em julho e de 15,9 por cento em junho.

“O forte desempenho da Tam no mercado internacional foi o principal destaque positivo”, escreveram os analistas do Santander