Gol +12%; Produção de veículos +2%…

Usiminas e Gerdau +9%

Em um dia de forte alta, apenas duas ações do Ibovespa terminaram em queda: as preferenciais da Suzano Papel (-1,41%) e as ordinárias da Natura (-0,04%). Os principais destaques de alta ficaram com os setores de siderurgia e mineração graças a uma alta do minério de ferro. As ações preferenciais da Gerdau Metalúrgica e as da Usiminas subiram 9%, enquanto as da mineradora Vale tiveram alta de 8,2%. Destaque também para as ações preferenciais da Petrobras, que tiveram alta de 7,6%, enquanto o preço do barril de petróleo subiu mais de 1%.

_

Gol surpreende

Quem também teve um dia positivo no pregão foi a companhia aérea Gol. As ações da empresa dispararam 12,6% após a divulgação de seu balanço. A Gol teve um lucro de 65,9 milhões de reais no terceiro trimestre, ante o prejuízo de 2,1 bilhões de reais no mesmo período de 2015. Já a receita caiu 3,5% e fechou o trimestre em 2,4 bilhões de reais. A melhora veio principalmente com o corte de custos e despesas operacionais. A linha de despesas com combustível de aviação caiu quase 19%, as despesas com pessoal recuaram 2,8% e os gastos com publicidade caíram 22%. Em teleconferência, a companhia disse ainda que aguarda uma redução em torno de 1,5 bilhão de reais na dívida em razão da devolução programada de aeronave.

_

BB Seguridade: resultado fraco?

Apesar de apresentar um resultado considerado fraco por analistas, as ações da BB Seguridade, braço de seguros do Banco do Brasil, subiram 4,1%. A companhia apresentou um lucro 4% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, de 987,9 milhões de reais. O retorno sobre o patrimônio ajustado foi de 48,9%, com queda de 5 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2015.

_

Montadoras: novembro melhor?

A produção de veículos no país em outubro subiu 2,3% em relação a setembro; já na comparação com o mesmo período de 2015 a produção recuou 15,1%. As vendas internas caíram 0,6% em outubro em comparação com setembro. No acumulado do ano, de janeiro a outubro, a produção de veículos no país teve queda de 17,7%. Segundo a Anfavea, as montadoras devem ter em novembro o maior nível de produção deste ano, em meio aos sinais de recuperação do mercado e à expectativa de uma alta de vendas em 2017 após quatro anos de quedas.

_

Multa na M. Officer

A M5 Indústria e Comércio, dona da marca M. Officer, foi condenada a pagar multa de 6 milhões de reais por ter recebido peças feitas por trabalhadores bolivianos em condições semelhantes à escravidão. Segundo a ação, a M5 terceirizava a confecção de suas peças para microempresas que, por sua vez, contratavam pequenas oficinas geridas por imigrantes. Conforme investigação, essa não era uma prática isolada, mas, sim, uma constante em toda a sua cadeia produtiva. A ação inicialmente pedia 10 milhões de reais, mas a juíza estabeleceu o pagamento de 6 milhões, que serão destinados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador.