Gafisa sobe 75% no tri com melhora de caixa de construtoras

Construtora tem o segundo melhor desempenho do Ibovespa, entre as ações

São Paulo – A Gafisa SA, sexta maior construtora do País em receita, está no caminho do maior ganho trimestral em sua história, liderando uma recuperação das ações do setor com aumento de entregas de empreendimentos e redução de lançamentos.

A Gafisa acumula alta de 75% neste trimestre até o fechamento de ontem, segundo melhor desempenho do Ibovespa. PDG Realty SA e a Brookfield Incorporações SA também sobem. Quatro dos 10 piores desempenhos do índice no primeiro semestre eram ações de construtoras.

Empresas do setor anunciaram recordes em lançamentos em 2010 e 2011, pressionando custos e levando PDG, Gafisa, Brookfield e Rossi Residencial SA a buscar aumento de capital através de venda de participação, ações ou ativos. A Gafisa avançou 15 por cento em 10 de agosto ao contrariar estimativas com um lucro de R$ 1 milhão. A companhia entregou mais projetos e reduziu estoques, segurou lançamentos e decidiu focar em mercados com maior rentabilidade.

“Várias construtoras, por conta de problemas de caixa, interromperam as obras de projetos” após a crise em 2008, 2009, disse José Luiz Garcia, que ajuda a administrar R$ 3,1 bilhões em ativos na Mercatto Gestão de Recursos. “É um setor que tem potencial de recuperar seu status, ter um bom crescimento.”