Fitch mantém rating BBB da Oi, mas perspectiva é negativa

Cenário competitivo e alta alavancagem da Oi justificam revisão da perspectiva, afirmou a agência de classificação de risco

Nova York – A agência de classificação de risco Fitch Ratings reafirmou nesta quarta-feira o rating da Oi em BBB, mas reduziu a perspectiva de estável para negativa. Segundo a Fitch, a revisão da perspectiva refletiu as preocupações de que a companhia possa não atingir suas metas financeiras no futuro devido à sua alta alavancagem e ao cenário competitivo.

A Fitch espera uma redução gradual na alavancagem líquida da Oi em 2014 e 2015 e informou que pode haver um rebaixamento do rating se a companhia não alcançar alavancagem líquida de, ao menos, 2,2 vezes até 2015 ou se a agência registrar falta de progresso no alcance desse patamar em função de resultados operacionais fracos, aumento de investimentos e distribuições aos acionistas ou enfraquecimento das condições econômicas.

Já entre os fatores que podem gerar a revisão da perspectiva para estável estão o progresso na redução da alavancagem, no desempenho operacional e na geração de fluxo de caixa. As informações são da Dow Jones.