Fitch rebaixa nota de crédito de longo prazo do Deutsche Bank para ‘A+’

Segunda a agência, incerteza gerada pela crise pode atrapalhar as previsões de lucro do banco

Frankfurt – A agência de classificação de risco Fitch rebaixou a nota de longo prazo do banco alemão Deutsche Bank para ‘A+’, o que corresponde a uma alta qualidade de investimento.

Apesar disso, a agência afirmou nesta sexta-feira que as perspectivas futuras da instituição são estáveis. O Deutsche Bank é o maior banco em ativos da Alemanha.

A agência justificou sua revisão pelo clima de incerteza gerado pela crise da dívida, o que ameaça as previsões de lucro deste e de outros bancos.

Além disso, o rebaixamento reflete os desafios gerados por uma legislação mais severa, que obrigará o Deutsche Bank a remodelar suas atividades como banco de investimento mais rápido do que o previsto pelo Comitê Supervisor da Basileia.

A Fitch prevê que o Deustch Bank ‘seguirá como uma das instituições líderes no setor’, mas considera impossível prever o impacto de tantas variáveis no futuro do banco.

O Deutsch Bank não está tão bem capitalizado como alguns de seus concorrentes, mas a Fitch antecipou que o banco chegará ao final do ano com um rating de alta qualidade, como exigem as autoridades bancárias europeias para o fim de junho 2012, e sem a necessidade de aumentar seu capital externamente.