Fitch rebaixa construtora Queiroz Galvão

Diminuição da nota está atrelada ao declínio do perfil de crédito e da rentabilidade

São Paulo – A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating nacional de longo prazo da Construtora Queiroz Galvão (CQG). A nota passou para “A+” e a perspectiva permanece estável.

Segundo a agência, o declínio do perfil de crédito e da rentabilidade em 2011 e a pressão negativa sobre a construtora – que é a principal geradora de caixa operacional e de liquidez – estão refletidos no rebaixamento.

Além disso, houve aumento na alavancagem do grupo, explicados pela “significativa redução da rentabilidade da CQG em 2011, combinada a uma expressiva necessidade de recursos de dívida em bases consolidadas para financiar a expansão do grupo”.

Para a Fitch, “os resultados do grupo QG foram fortemente afetados pela perda líquida de 561 milhões reais da subsidiária integral Queiroz Galvão Participações e Concessões (QGPC) em 2011”. A agência espera que o grupo recupere suas margens operacionais e diminua sua alavancagem líquida para aproximadamente quatro vezes a partir deste ano.

Outra consideração da agência é de que “algumas empresas do grupo apresentam necessidade de refinanciamento de dívida em 2012”. Apesar disso, a CQG e a QG S/A. apresentam liquidez adequada frente a seus vencimentos de curto prazo e os de dívida do médio prazo.