Fitch dá nota à proposta de emissão de debêntures da LLX Açu

Emissão de 750 milhões de reais em debêntures da LLX Açu recebeu rating BBB+

São Paulo – A Fitch atribuiu rating nacional preliminar “BBB+” à proposta de emissão de debêntures da LLX Açu (LLXL3) de 750 milhões de reais com vencimento em 15 anos. A finalidade da emissão é operar e construir o porto de Açu, terminal privativo de uso misto que pertencerá ao Superporto de Açu, no Rio de Janeiro. A perspectiva do rating é estável.

Segundo a agência de classificação de risco, o projeto conseguirá atender as operações de outras companhias do grupo EBX e a demanda local de “modo eficiente”. Além disso, a competitividade é favorecida por estar localizado próxima às reservas de petróleo e às áreas de mineração de ferro.

Outro fator levado em conta pela Fitch é a estrutura operacional e a natureza privada do porto, que minimizam o risco de preço. “Os contratos de longo prazo já foram assinados com preços de locação ajustados pela inflação local (…)Além disso, por ser um porto privado, os preços do manuseio da carga não estarão sujeitos à aprovação de terceiros”, disse em comunicado.

A expectativa de suporte financeiro do principal acionista e a forte ligação que o projeto tem com as outras empresas do grupo fazem foram levados em conta durante a atribuição do rating. Assim como o perfil esperado da dívida que, para a Fitch, deve melhorar. Apesar de haver risco de refinanciamento à longo prazo, a agência acredita que o fluxo das receitas será obtido assim que o projeto ultrapassar o período inicial das operações.