Fique longe do IPO do Alibaba, alerta Mark Mobius

Em entrevista à CNN Money, o presidente do Templeton Emerging Markets falou sobre os receios em torno da oferta que pode ser a maior da história

São Paulo – Fique longe do IPO do Alibaba. Este é o recado de Mark Mobius, investidor americano que administra 48 bilhões de dólares e especialista em mercados emergentes.

Em entrevista à CNN Money, o presidente do Templeton Emerging Markets Group falou sobre seus receios em torno da oferta pública de ações que pode ser a maior da história e classificou como “situação muito perigosa” se aventurar na abertura de capital da gigante chinesa do e-commerce.

Um dos principais receios apontados por Mobius é o fato de que os sócios do Alibaba possuem grande força no conselho administrativo, fazendo com que os acionistas comuns não tenham voz significativa.

Vale lembrar que a estrutura societária da Alibaba foi rejeitada pela bolsa de valores de Hong Kong, devido a preocupações com os termos de proteção ao acionista. Mais tarde, o Alibaba conseguiu sua listagem em Nova York.

“Se algo der errado, o acionista comum terá de ir a um tribunal chinês e isso seria muito difícil, até mesmo impossível”, alerta. “Os fundadores da empresa possuem o controle dos principais ativos, e se algo der errado, não há nada a ser feito. Esta é a principal questão”, explicou Mobius.

A ação “BABA” deve dar seus primeiros passos no New York Stock Exchange nesta sexta-feira.

O valor entre 60 e 66 dólares por título previsto atualmente pode gerar uma captação de fundos entre 19,2 e 24,3 bilhões de dólares pelo primeiro pacote oferecido ao mercado.

O recorde mundial de 22,1 bilhões registrado em 2010 pelo banco chinês AgBank nas praças de Hong Kong e Xangai está, portanto, prestes a ser batido. Especialmente se o preço final for superior ao estimado, um cenário considerado provável pelos analistas.