Facebook pode ter tamanho da Apple, diz Cook

CEO da Apple disse à revista Fortune que acredita que a rede social é uma das empresas que podem atingir o valor de mercado próximo ao da empresa da maçã

São Paulo – O CEO da Apple, Tim Cook, afirmou que o Facebook é uma das empresas que podem atingir valor de mercado próximo ao da Apple. A declaração foi publicada em um perfil de Cook escrito pelo jornalista Adam Lashinsky para a revista americana Fortune.

Ao jornalista, Cook afirmou que tem um grande respeito pela empresa de Mark Zuckerberg, e que as companhias deveriam trabalhar mais próximas.

Recentemente, durante uma conferência, Cook também dirigiu elogios à Amazon afirmando que a concorrente é uma competidora diferenciada, com forças diferentes, e que irá vender muitos tablets (a Amazon é criadora do Kindle Fire, líder de vendas entre os dispositivos com Android).

A declaração surge em um momento turbulento do Facebook. Apesar de ter realizado um IPO bem sucedido na última sexta-feira (18), e de ter levantado 16 bilhões de dólares, a empresa passa por uma desvalorização de suas ações.

A queda gerou a insatisfação de investidores, que foram à Justiça acusando Mark Zuckerberg e os bancos de omitirem uma redução nas previsões de receita da empresa. A redução seria provocada pelo aumento do acesso móvel – e sem publicidade – à rede social.

No início do mês de abril, com suas ações sendo negociadas por 644 dólares, a Apple atingiu o valor de mercado de 600 bilhões de dólares.

Na ocasião de seu IPO, com as ações sendo vendidas por 38 dólares, o Facebook foi avaliado em 104 bilhões de dólares.