EXAME elege os melhores gestores de fundos

Confira os melhores entre os 1.000 analisados pela Fundação Getúlio Vargas

table.tableizer-table {border: 1px solid #CCC; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 12px;} .tableizer-table td {padding: 4px; margin: 3px; border: 1px solid #ccc;}
.tableizer-table th {background-color: #104E8B; color: #FFF; font-weight: bold;}

São Paulo – O BTG Pactual e a GAP Prudential são os melhores gestores de fundos de investimentos no país. Eles se destacaram num levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas com 1.000 fundos e que deu origem ao ranking dos melhores fundos do ano. A lista está nesta edição de EXAME, que vai às bancas no dia 24 de agosto. O conteúdo pode ser acessado na ferramenta de comparação entre os fundos disponível em EXAME.com.

As principais gestoras do país foram dividas em dois grupos: os grandes bancos, no qual o BTG foi o campeão, e os especialistas – aquelas que detêm, individualmente, menos de 0,5% do patrimônio total dos fundos analisados -, cujo ganhador foi a GAP. Para o varejo, categoria que engloba tanto os grandes bancos quanto as especialistas, o vencedor foi o Banco do Brasil. O BTG levou na administração para o atacado (empresas, clientes do private bank e fundos de pensão).

O desempenho de cada fundo foi analisado no período de 12 meses até o final de junho deste ano. Confira abaixo os vencedores:

Grandes bancos | Vencedor: BTG Pactual
Ações Ativo Ações Indexado Multimercados Ativo
BNY Mellon ARX Itaú Unibanco BTG Pactual
Multimercados Juros Balanceados e Cambiais Renda Fixa
Indexado
Renda Fixa
Ativo
Itaú Unibanco BTG Pactual BTG Pactual
Gestoras especialistas | Vencedor: GAP Prudential
Ações Ativo Ações Indexado Multimercados Ativo
UV Gestora Não houve classificado Oceana
Multimercados Juros Balanceados
e Cambiais
Renda Fixa
Indexado
Renda Fixa
Ativo
Franklin Templeton JP Morgan Concórdia

Veja os critérios utilizados para o guia de fundos 2011