Europa fecha sem direção única com feriado nos EUA

Além do noticiário corporativo, o cenário político italiano também ganhou espaço na sessão de hoje

São Paulo – As bolsas europeias fecharam em direções divergentes nesta segunda-feira, 17, sem um direcionamento maior devido ao feriado nos EUA, que mantém as bolsas de Nova York fechadas.

O destaque foi a Bolsa de Londres, que subiu mais de 1% impulsionada pelas ações das mineradoras. O índice Stoxx 600 fechou em alta de 0,37%, aos 334,56 pontos.

Além do noticiário corporativo, o cenário político italiano também ganhou espaço na sessão de hoje. O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, pediu a Matteo Renzi, líder do partido democrático e prefeito de Florença, para tentar formar um novo governo, depois de concluir as consultas com os principais partidos nos último fim de semana.

Caso tenha sucesso, Renzi, de 39 anos, se tornará o primeiro-ministro italiano mais jovem da história. Na semana passada, ele liderou uma revolta contra o seu colega do Partido Democrático e, até então, primeiro-ministro Enrico Letta. A pressão levou Letta a renunciar ao cargo na última sexta-feira, 14.

A Bolsa de Milão não foi particularmente afetada pela missão de Renzi de formar um novo governo. O índice FTSE-Mib, da Bolsa de Milão, subiu 0,11%, fechando a 20.459,65 pontos. Os bancos foram destaque positivo com Intesa Sanpaolo (+1,4%) e Banca Popolare di Milano (+2,7%).

Em Londres, o índice FTSE ganhou 1,09% e encerrou a sessão a 6.736,00 pontos. O índice foi puxado pelo setor de mineração, que foi beneficiado pelos fortes dados sobre crédito bancário na China divulgados no fim de semana e pela elevação da recomendação das ações da Anglo American pelo Credit Suisse e da Randgold Resources pelo Citigroup. A Anglo American subiu 2,14%, BHP Billiton avançou 1,24% e Rio Tinto teve alta de 1,22%.

Já o índice DAX da Bolsa de Frankfurt caiu 0,06% e fechou a 9.656,76 pontos. A ThyssenKrupp recuou 1,8% após o Citigroup rebaixar a recomendação das ações da siderúrgica para “venda”.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 recuou 0,11% e fechou a 4.335,17 pontos. As ações da Peugeot avançaram 3,2% na medida em que investidores esperam que o conselho da companhia aprove investimentos do governo francês e da chinesa Dongfeng.

Em Madri, o índice IBEX-35 teve baixa de 0,14% e fechou a 10.118,60 pontos. Já o índice PSI-20, da Bolsa de Lisboa, fechou com ganho de 1,83%, a 7.263,27 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.