EUA barram carne e tudo para você ler antes de a Bolsa abrir

O Departamento de Agricultura americano decidiu suspender importações de carne in natura do Brasil, até que o país tome medidas sanitárias corretivas

São Paulo – Leia as principais notícias desta sexta-feira (23) para começar o dia bem informado:

As quentes do dia

EUA suspendem importação de carne in natura do Brasil. A suspensão do Departamento de Agricultura dos EUA vai continuar até que o Ministério da Agricultura do Brasil tome medidas sanitárias corretivas.

Ministro do STF abre novo inquérito contra Aécio Neves. O pedido de abertura pelo crime de lavagem de dinheiro foi feito pela PGR, após o parlamentar já ter sido denunciado por corrupção.

Fachin abre um prazo para PGR apresentar denúncia contra Temer. O ministro também pediu para que a PF remeta o relatório final sobre o caso e a perícia feita da gravação da conversa entre Temer e Joesley Batista.

Oito candidatos a sucessão de Janot apoiam investigação de Temer. De acordo com levantamento do jornal Estadão, todos os candidatos à vaga de procurador-geral da República defendem inquérito quando há indícios de crimes praticados durante o mandato.

Governo avalia novas concessões para votar reforma da Previdência. Segundo jornal Folha de S.Paulo, auxiliares de Temer dizem que o governo se prepara para ceder em um dos pilares da reforma –a idade mínima proposta para aposentadoria das mulheres.

BC sinaliza que pode manter ritmo de queda dos juros. O banco amenizou o discurso de que poderia promover um corte abaixo de um ponto percentual na taxa básica de juros, hoje em 10,25% ao ano, na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).

Política e mundo

Maioria do STF aprova validade de delação da JBS. Até agora, sete dos onze ministros votaram a favor da validação dos acordos de colaboração e optaram por manter Fachin como relator. O julgamento será retomado na próxima quarta-feira, 28.

Governo pode elevar impostos para conter rombo, diz Armínio Fraga. O ex-presidente do Banco Central destacou que os mecanismos que permitiriam uma recuperação maior da economia estão travados

Protesto na Venezuela termina com mais um jovem morto. Mais cedo, Maduro louvou o “esforço” das forças de segurança e reafirmou que as armas de fogo e as escopetas com balas de borracha estão proibidas.

EUA prendem suspeito de vender segredos à China por US$ 25 mil. O homem pode até receber pena de morte caso sejam cumpridos uma série de requisitos, explicou o promotor.

Enquanto você desligou…

Petrobras propõe estudo para IPO da BR Distribuidora, diz Parente. Como o processo ainda está na fase de estudos, o presidente da estatal disse que não há discussão neste momento sobre abrir ou não mão do controle da BR.

Gol amplia acordo de compartilhamento de voos com Air France-KLM. A Gol irá operar os trechos entre Montevidéu e São Paulo ou Rio de Janeiro e as aeronaves da Air France ou KLM farão a conexão com destinos europeus.

Thyssenkrupp planeja mais cortes de custos de 100 mi de euros. A unidade de soluções industriais sofre com preços baixos de petróleo que desencorajam investimentos em novas instalações.

BNDESPar pede assembleia para votar saída de família Batista da JBS. Uma carta do banco já foi enviada à JBS solicitando a convocação de uma assembleia extraordinária para os próximos dias.

Agenda do dia

Nesta sexta-feira, sai o IPCA-15. Nos Estados Unidos, saem os dados sobre vendas de casas novas em maio. Também sai o PMI Industrial e de Serviços da Zona do Euro de junho.