Estudo dá a “fórmula” para investir como Buffett

Pesquisadores National Bureau of Economic Research, em Cambridge, mostram a estratégia de sucesso do investidor

São Paulo – Um novo estudo afirma ter descoberto os segredos por trás dos extraordinários retornos do megainvestidor americano Warren Buffett.

Segundo reportagem do site Market Watch, pesquisadores do National Bureau of Economic Research, em Cambridge, analisaram os investimentos de Buffett desde 1964, ano em que ele adquiriu a Berkshire Hathaway.

O estudo mostra que a fórmula do sucesso de Buffett é composta por 12 tópicos, que são divididos em duas estratégias centrais.

A primeira consiste em focar em ações baratas, seguras e de qualidade, que são definidas pela baixa volatilidade e pela baixa razão entre valor contabilístico e preço da ação (price-to-book value), que indica o quanto a cotação está acima do valor patrimonial da empresa.

Dentro dessa primeira parte, também é incluída a busca por ativos cujos lucros estão crescendo a um ritmo acima da média do mercado e que pagam bons dividendos (lucro repassado ao acionista).

A segunda parte da fórmula consiste no investimento em ações com alavancagem, tomando empréstimos para comprar mais ações do que seria possível sem a contração de dívidas.

Alavancar o portfólio pode permitir ganhos maiores, mas também pode implicar em perdas mais drásticas do que as operações à vista. Mas a fórmula combina o uso da alavancagem com ações que tendem a ser menos arriscadas do que a média do mercado. Desse modo, o portfólio fica com um nível de risco abaixo do praticado por outros participantes mercado.

O estudo foi feito por profissionais com currículos acadêmicos de peso que trabalham na AQR Capital Management, gestora com mais de 90 bilhões de dólares em ativos.