Estrangeiras levantam mais que nacionais em IPOs nos EUA

Neste ano, até o momento, IPOs de empresas de fora dos EUA captaram 6,5 bilhões de dólares, contra 1,8 bilhão de dólares um ano antes

Nova York – O mercado de ofertas públicas de ações (IPO, na sigla em inglês) nos Estados Unidos já é três vezes maior que o do ano passado e as listagens de empresas estrangeiras estão passando por um boom, de acordo com dados da Thomson Reuters.

Neste ano, até o momento, IPOs de empresas de fora dos EUA captaram 6,5 bilhões de dólares, contra 1,8 bilhão de dólares um ano antes, de acordo com os dados. Esse crescimento– de 261,1 por cento em um ano– é maior que o aumento visto nas listagens de empresas do país.

A soma das quantias levantadas em todas as estreias de ações nas bolsas dos EUA neste ano é de 21,3 bilhões de dólares até o momento, um avanço de 233 por cento sobre um ano antes, de acordo com os dados.

Entre as maiores listagens estrangeiras deste ano estão a da argentina Arcos Dorados, que captou 1,25 bilhão de dólares e é a maior franquia em tamanho e vendas do McDonald’s; a empresa de redes sociais chinesa Renren, que levantou 743,4 milhões e a companhia russa de buscas na Internet Yandex, que captou 1,3 bilhão de dólares.