Estácio despenca na Bolsa após anunciar aquisição e balanço

Companhia anunciou aquisição total das cotas do grupo mantenedor da Faculdade Literatus, em Manaus

São Paulo – Os papéis ordinários da Estácio registravam queda de 5,5% na mínima do dia nesta sexta-feira, liderando as perdas do Ibovespa nesta sexta-feira.

Ontem, a companhia anunciou que comprou a totalidade das quotas do Centro de Assistência ao Desenvolvimento de Formação Profissional Unicel, mantenedor da Faculdade Literatus, com sede e campus em Manaus (AM).

O valor do investimento foi de 48 milhões de reais, a ser pago parte em recursos financeiros e parte por meio de dívidas e obrigações.

A Literatus foi fundada em 2007, tem cerca de cinco mil alunos alocados em 2 campi e 14.170 vagas totais autorizadas, contando em seu portfólio com 22 cursos superiores – sendo 8 recentemente autorizados e ainda em fase de maturação – e 25 de pós-graduação.

Esta é a segunda aquisição da empresa este ano. No começo de julho, a Estácio adquiriu o Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), com sede em Belém (PA), por 80 milhões de reais.

No segundo trimestre deste ano, o lucro líquido da companhia foi de 86 milhões de reais, um aumento de 84,2% na comparação com o mesmo período do ano passado.

No ano, os papéis da Estácio registram ganhos de 40%.