Esperança sobre Grécia impulsiona bolsa de Londres

O impasse entre Atenas e seus credores internacionais tem pressionado os mercados nos últimos meses, tirando o brilho das ações

Londres – As ações europeias avançavam a máximas em mais de uma semana nesta segunda-feira conforme surgia um raio de esperança por algum progresso na crise da dívida da Grécia depois de meses de duras negociações com credores internacionais.

Às 8h (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha alta de 1,61 por cento, a 1.554 pontos. O índice Vstoxx de volatilidade o mercado acionário europeu chegou a cair ao menor patamar em 10 dias.

Os índices de blue chips em Londres, Paris e Frankfurt subiam entre 1,2 por cento e 2,5 por cento, com o setor de telecomunicações registrando desempenho melhor após uma oferta de aquisição pela francesa Bouygues Telecom reacender esperanças de mais acordos corporativos.

O impasse entre Atenas e seus credores internacionais tem pressionado os mercados nos últimos meses, tirando o brilho das ações europeias depois do rali gerado pela promessa do Banco Central Europeu (BCE) de comprar bônus para ressuscitar o crescimento econômico.

“Continuamos com a visão de que o desfecho mais provável (com 75 por cento de probabilidade) é um acordo”, disseram analistas do Credit Suisse em nota a clientes.