Entenda o que são small caps

Termo small cap vem do inglês e é usado para designar ações de empresas menores, com baixa liquidez, mas com alto potencial de valorização

Small caps são ações de empresas cujo valor de mercado é mais modesto quando comparado ao de uma empresa de grande porte. Elas também podem ser chamadas de ações de terceira linha.

Em geral, esses papéis têm baixa liquidez na Bolsa — o que os torna suscetíveis a oscilações bruscas de preço –, mas um grande potencial de valorização. Seus volumes de negociação costumam ser baixos.

Em momentos de crises internacionais, as small caps ganham destaque entre os investidores, principalmente por que as empresas dependem mais do mercado interno do que do externo.

Uma das formas de acompanhar o desempenho desses papéis é pelo Índice Small Cap (SMLL).

Criado há 12 anos, esse índice reúne ações e units de empresas com baixo valor de capitalização como Alliar, Alpargatas, Magazine Luiza, Minerva, B2W, Gol e Via Varejo. A lista completa pode ser visualizada no site da B3.

De janeiro a meados de outubro deste ano, o índice acumulava ganhos na casa dos 48%. No mesmo período, o Ibovespa tinha alta acumulada de 25%


Veja também