Empresa israelense de antenas vai abrir capital na Bovespa

T4U aluga antenas de telefonia móvel para as principais operadoras de telecomunicações do país

São Paulo – A T4U Tower Management, empresa que aluga antenas de telefonia móvel para as principais operadoras de telecomunicações do país, pediu nesta sexta-feira o registro de companhia aberta e pode estrear na Bovespa nos próximos meses.

Controlada pela Fishman Holdings, que tem participação de setores imobiliário, varejo, mídia na América do Norte, Europa e Rússia; e pela provedora de soluções totais de engenharia para telecomunicações Giltek, ambas israelenses, a T4U está há uma década no Brasil, informou a empresa à Reuters.

A T4U, sigla para Tower For You, tem 51 funcionários próprios e tem como clientes Oi, Vivo, da Telefônica Brasil, Tim Participações e Nextel.

Os planos de levantar capital chegam num momento de grande efervescência no setor, desde que as grandes operadoras do país passaram a vender as próprias torres de telefonia para empresas especializadas, com o objetivo de levantar recursos.

Por entender que a estrutura de antenas deixou de ser um diferencial competitivo, as operadoras passaram a compartilhar as estruturas de antenas de telecomunicação, chamadas no setor de estação rádio-base.

Há cerca de 68 mil desses equipamentos instalados no país, segundo dados da Telebrasil, associação das operadoras de telecomunicações. E esse número tende a crescer à medida que se expande a cobertura do serviço de 4G. Só em 2013 foram instaladas 8,5 mil antenas de 4G, segundo a entidade.

Nesse mercado, a T4U tem entre as principais concorrentes a TorreSur, do grupo norte-americano de private equity Providence Equity Partners e a BR Towers. Há dois meses, a GP Investments vendeu a BR Towers por 2,18 bilhões de reais para a American Tower.

Nesta sexta-feira, funcionários da T4U festejavam em São Paulo a conclusão dos arranjos que precederam o pedido de registro de companhia aberta. Mas um pedido para realizar uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla en inglês), ainda não tem data para acontecer.