Eletropaulo dispara 20%

Empresa informou que vai recorrer de punição determinada pela Aneel

São Paulo* – As ações da Eletropaulo (ELPL4) disparavam nesta tarde. O papel subia 20,37% às 16:25 horas, valendo 11,58 reais. No mesmo horário, o Ibovespa tinha alta de 0,98%, a 50.582 pontos.

Em documento enviado à Bovespa, no final desta manhã, a Eletropaulo indicou que fará um pedido de reconsideração junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre a decisão da agência referente a uma restituição milionária. A Eletropaulo também informou que entrará com uma medida judicial para suspender a decisão.

A Eletropaulo também propõe uma ação judicial para discutir o assunto, visando reverter a decisão. A empresa realizou uma teleconferência pela manhã.

Ontem, a Eletropaulo chegou a ter uma das maiores quedas da bolsa, até pegar o caminho contrário. Foi ontem que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mandou a Eletropaulo restituir 626,05 milhões de reais a consumidores, por meio de ajustes na tarifa nos próximos quatro processos de reposicionamento tarifário da distribuidora. O comunicado informava que a empresa poderia recorrer da decisão.

De acordo com a XP Investimentos, a Eletropaulo tinha posições em aberto de aluguel de ações muito elevada (acima de 35% do free float da empresa). O movimento de hoje poderia ser creditado ao fato de que muitos clientes grandes podem ter vendido o papel ontem e hoje estariam tendo que zerar suas posições vendidas no mercado. 

*a matéria foi alterada às 16 horas para o acréscimo de informações e atualização da cotação.