Eletrobras é retirada da NYSE após não entregar balanço

O motivo foi o novo atraso na entrega do balanço de 2014 à SEC (órgão regulador do mercado de capitais americano)

São Paulo – A negociação com os ADRs (recibos de ações negociados nos Estados Unidos) da Eletrobras foi suspensa nesta quarta-feira (18) pela NYSE, Bolsa de Nova York, que iniciou o procedimento de deslistagem da companhia.

A deslistagem vale para ambos os papéis da Eletrobras nos EUA: o EBR, que tem lastro nas ações ordinárias da estatal no Brasil (ELET3), e o EBR.B, lastreado nos papéis preferenciais (ELET4).

As ações da empresa despencavam nesta quarta-feira na Bovespa, e já acumulavam perda de até 20% na semana.

O que motivou a saída forçada da NYSE foi o novo atraso na entrega do balanço de 2014 à SEC (órgão regulador do mercado de capitais americano), cujo prazo se encerrava hoje.

Segundo a Eletrobras, as informações não foram entregues por causa de investigações internas de corrupção, que estão sendo feitas pelo escritório Hogan Lovells.

A divulgação do balanço de 2015 da estatal também está atrasada, mas a NYSE citou em nota oficial que apenas o documento de 2014 pesou em sua decisão.

A SEC havia estendido o prazo para a entrega do balanço de 2014 por três vezes e não poderia mais fazê-lo, segundo comunicado da Eletrobras publicado ontem (17), respeitando as regras locais. 

Recurso

A estatal pretende apresentar os recursos cabíveis e disse que continuará trabalhando para finalizar os “Formulários 20-F” que estão atrasados.

Durante a suspensão, os titulares dos ADRs da Eletrobras poderão solicitar, junto ao JP Morgan (banco depositário dos papéis), o cancelamento de seus títulos ou a sua migração para ações ordinárias e preferenciais correspondentes, negociadas na BM&FBovespa.

O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, espera que a empresa possa publicar os formulários e sanar as pendências com o órgão regulador americano dentro do prazo estipulado de até 90 dias para o julgamento do recurso.

Atualizada às 14h38.