Duratex compra fabricante de pisos e investidor comemora

Compra da Ceusa por 280 milhões de reais marca a entrada da Duratex no segmento de revestimentos cerâmicos

São Paulo — A Duratex, fabricante de painéis de madeira, louças e metais sanitários, anunciou ontem a compra de 100% da Ceusa, que produz revestimentos cerâmicos e telhas, por 280 milhões de reais.

A entrada da companhia no segmento cerâmico refletiu no desempenho das ações da Duratex na Bolsa. Durante a manhã, os papéis chegaram a subir mais de 7% para 9,15 reais. Por volta das 11h20, a alta era 1%.

A aquisição, que ainda deve passar por aprovação do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade), faz parte da estratégia da companhia de ampliar o portfólio de produtos e oferecer “soluções para melhor viver.”

Uma das possibilidades estudadas pela empresa, conforme a apresentação feita a investidores, é inserir a oferta dos revestimentos cerâmicos com a marca Deca — a divisão da Duratex voltada para metais sanitários.

Em 2016, a receita líquida da Ceusa foi de 162 milhões de reais e o EBITDA de 31 milhões de reais. A empresa conta com duas fábricas, localizadas no estado de Santa Catarina.