Dow Jones fecha em alta modesta, Nasdaq recua

Mercado subiu logo depois de o Departamento do Trabalho informar que foram criados 175 mil postos de trabalho em fevereiro

São Paulo – As bolsas de valores dos EUA fecharam com os principais índices em direções divergentes, o Dow Jones em alta modesta, o Nasdaq em baixa e o S&P-500 praticamente estável – em nível recorde pela quinta vez nas últimas sete sessões, e pela 51ª vez nos últimos 12 meses. O dia foi marcado pela divulgação do informe sobre o nível de emprego nos EUA em fevereiro.

O mercado subiu logo depois de o Departamento do Trabalho informar que foram criados 175 mil postos de trabalho em fevereiro, quando os economistas previam 152 mil; a taxa de desemprego, porém, subiu a 6,7%, de 6,6% em janeiro. O Dow Jones chegou a subir 84 pontos em reação aos dados.

Segundo Joe Saluzzi, da corretora Themis Trading, o recuo posterior parece ter sido mais resultado da falta de compras do que de qualquer movimento significativo de venda. “Foi um dia realmente calmo. Parece que esse recuo é apenas falta de impulso, com algumas pessoas realizando lucros”, afirmou.

Os dados do “payroll” reforçaram a convicção de que indicadores fracos divulgados recentemente resultaram de condições causadas pelo rigor do inverno, e de que o federal Reserve deverá continuar a reduzir gradualmente seu programa de compras de bônus para estimular a economia.

“Os números confirmaram a suspeita que os investidores tinham: de que o mau tempo prejudicou uma economia que de outra forma estava acelerando. Acredito que isso nos libera para novos ganhos no mercado de ações. Isso certamente é uma indicação de que há forças poderosas atuando”, disse Jack Ablin, do BMO Private Bank.

A baixa do Nasdaq foi atribuída às quedas de ações do setor de biotecnologia, pelo segundo dia consecutivo (Biogen -3,58%, Gilead -0,43%). As ações da rede de lojas de sapatos Footlocker subiram 8,80%, em reação a seu informe de resultados. As da Nike subiram 1,59%, depois do anúncio de que a empresa assinou um contrato de marketing com o jogador de futebol americano Johnny Manziel.

O índice Dow Jones fechou em alta de 30,83 pontos (0,19%), em 16.452,72 pontos. O Nasdaq fechou em baixa de 15,91 pontos (0,37%), em 4.336,22 pontos. O S&P-500 subiu 1,01 ponto (0,05%), para fechar em 1.878,04 pontos.

Na semana, o Dow acumulou uma alta de 0,80%, o Nasdaq subiu 0,65% e o Nasdaq avançou 1,00%.