Dólar opera estável ante real, em linha com exterior

Moeda americana tem a mesma cotação de sexta-feira, R$ 1,617

São Paulo – O dólar oscilava em torno da estabilidade nesta segunda-feira, com volume ainda pequeno.

Às 10h51, a moeda norte-americana era cotada a 1,617 real, mesma cotação de fechamento de sexta-feira. O dólar acumulou alta de 2,8 por cento na semana passada, em um ambiente de queda das commodities e maior aversão a risco no exterior.

Nesta segunda-feira, o mercado internacional, por ora, mostrava pouca direção. O dólar estava praticamente estável em relação a uma cesta com as principais moedas, mesmo após a redução da nota da dívida da Grécia pela agência Standard & Poor’s, que pressionava o euro .

Em Wall Street, as bolsas abriram também estáveis.

“Os mercados estão se estabilizando após a ampla queda das commodities na semana passada, baseada na percepção de risco”, afirmou Camilla Sutton, estrategista-chefe de câmbio da Scotia Capital, em relatório.

O índice Reuters-Jefferies <.CRB> de commodities, que acumulou queda de quase 9 por cento na semana passada, subia 1,11 por cento nesta segunda-feira.

A agenda vazia de indicadores nos Estados Unidos contribuía para a a calmaria pela manhã. No Brasil, o mercado recebe às 11h os números semanais sobre a balança comercial.

O volume registrado na clearing de câmbio da BM&FBovespa em cerca de uma hora de sessão era de apenas 3,5 milhões de dólares. No mercado futuro, o contrato mais negociado tinha giro de 90,8 mil papéis.